A Agence France Presse (AFP) vai abrir uma pequena redação de jornalistas em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte. A agência francesa junta-se a um grupo muito restrito de agências com autorização para trabalhar no país e vai poder enviar textos, fotografias e vídeo.

“A abertura de uma agência da AFP em Pyongyang vai ajudar a fortalecer a rede internacional da agência”, afirmou o presidente executivo da agência noticiosa, Emmanuel Hoog, citado pelo The Guardian. “O papel da AFP é estar presente em todos os cantos do mundo, para cumprir a sua missão informativa tão completamente quanto possível”, acrescentou o responsável.

Dois jornalistas estarão em permanência na Coreia do Norte, sob a alçada da unidade asiática da agência, mas podem receber a visita de mais enviados especiais em determinadas ocasiões. Até este acordo, que prepara a entrada da AFP no segundo país mais fechado aos olhares da imprensa internacional, apenas a Associated Press, a japonesa Kyodo e a chinesa Xinhua tinham autorização para ter jornalistas na Coreia do Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR