Diplomacia

António Costa inicia em Cabo Verde a sua primeira visita oficial como primeiro-ministro

António Costa inicia esta terça-feira a sua primeira visita oficial enquanto primeiro-ministro a Cabo Verde onde estará acompanhado pelos MNE, Augusto Santos Silva, e ministro da Cultura, João Soares

MÁRIO CRUZ/LUSA

António Costa inicia esta terça-feira a sua primeira visita oficial enquanto primeiro-ministro, tendo escolhido Cabo Verde como símbolo da prioridade atribuída ao nível da política externa nacional ao aprofundamento das relações com os países de expressão portuguesa.

Numa viagem em que estará acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Cultura, João Soares, o primeiro-ministro assume como desígnio político do seu executivo a criação de um espaço de livre circulação económica e de pessoas entre os países de expressão portuguesa.

Nos dois dias de permanência de António Costa em Cabo Verde, os pontos altos do programa acontecerão primeiro hoje, ao fim da manhã, com a assinatura pelos dois governos do memorando do Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2016/2018) e, depois, na quarta-feira, também na ilha de Santiago, com a inauguração do Museu do Campo de Concentração do Tarrafal.

Além das tradicionais áreas de cooperação nos domínios da educação, saúde e segurança, os executivos de Lisboa e da Praia estudam lançar-se em novas parcerias em setores como as energias renováveis, a economia marítima e as tecnologias de inovação.

Hoje, o programa de António Costa estará centrado na Praia e terá um caráter mais institucional, começando ao início da manhã com um encontro a sós com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que depois será alargado às comitivas dos dois governos, seguindo-se a assinatura do memorando PEC e uma conferência de imprensa.

Na parte da tarde, o primeiro-ministro português reúne-se com o líder do maior partido da oposição, do Movimento para a Democracia (MPD), Ulisses Correia e Silva, com a presidente do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV) Janira Hopffer Almada – força política que está no Governo -, e com presidente interino da Câmara Municipal da Cidade da Praia, Óscar Santos.

Antes do jantar oficial, António Costa é recebido pelo presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Basílio Ramos, e pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, tendo ainda passagens pelo café Sofia da cidade da Praia e pela Reitoria da Universidade de Cabo Verde.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro começa o dia com um ato solene, depondo uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, deslocando-se depois ao Campo de Concentração do Tarrafal, criado pelo regime de Oliveira Salazar em 1936 e encerrado em 1954, onde terão morrido mais de três dezenas de presos políticos resistentes à ditadura do Estado Novo, entre eles o antigo secretário-geral do PCP Bento Gonçalves (1942).

No município do Tarrafal, António Costa inaugura o Museu do Campo de Concentração, projeto que tem a cooperação de Portugal.

Antes deste ponto, o líder do executivo nacional visitará outro projeto apoiado por Portugal, a barragem de Figueira Gorda, numa jornada que termina com um almoço informal no Centro Recreativo da Serra da Malagueta.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
China

A Terra É De Quem a Trabalha

João Pires da Cruz

Preocupa-me menos o facto de os chineses serem os “donos disto tudo” do que quando os “donos disto tudo” eram outros. O que me preocupa é o facto de termos feito zero para não haver “donos disto tudo”

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)