A organização não-governamental Oxfam elaborou um relatório que espelha com particular clarividência as crescentes desigualdades que foram surgindo no mundo desde o rebentamento da crise financeira em 2008.

Entre outras coisas o relatório calcula que “62 pessoas possuem tanto capital como a metade mais pobre da população mundial”. Estes resultados ganham importância quando se verifica que no ano passado eram 80 as pessoas que juntavam tamanha fortuna. Se recuarmos até 2010, eram necessários 388 multimilionários para se chegar a estes números.

O relatório da Oxfam é particularmente crítico das desigualdades económicas que se manifestam (e que, segundo a organização, têm vindo a aumentar): “Em vez de [termos] uma economia que trabalha em benefício da prosperidade de todos, das gerações futuras e do planeta, criámos antes uma economia destinada a 1% [da população]”, aponta o relatório, citado pela BBC.

Para chegar aos valores somados das 62 pessoas mais ricas do mundo, a Oxfam utilizou os dados da revista Forbes, que indica quem são estes bilionários. Saiba quem são através das imagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR