O inventor alemão Clemens Bimek criou um dispositivo contraceptivo com potencial para substituir a vasectomia, conta a Discovery. “Bimek SLV” é um aparelho que trava o fluxo do esperma do canal deferente, que encaminha os espermatozóides do epidímio (o local onde as células estão armazenadas assim que deixam os testículos) até ao pénis.

Esta máquina contraceptiva funciona como o interruptor da luz: quando está ativado, Bimek SLV impede que os espermatozóides passem para o pénis e se depositem na vagina; mas se o homem pretender reproduzir-se basta que se altere a posição do botão e o esperma volta a poder passar pelo canal.

Essa mudança será feita mecanicamente e sem necessidade de cirurgia: o dispositivo é colocado junto ao escroto e a sua posição pode ser alternada através da pele. Mas para evitar que ela se altere acidentalmente, o homem tem esperar 3 meses – ou 30 ejaculações – até ficar “temporariamente estéril”.

O Bimek SLV está a ser testado desde 2009, mas nos últimos seis anos o funcionamento tem-se otimizado, garante o inventor. É feito de um material baseado num polímero criado pelos médicos – o PEEK OPTIMA – que já era utilizado antes na fabricação de implantes e que permite que o objeto dure uma vida inteira: a cirurgia de implantação deve demorar meia hora e não exige muito tempo de recuperação. Na verdade, conta Bimek no site no produto, não é necessário nenhum tratamento hormonal para utilizar o Bimek SLV, o que não prejudica “o equilíbrio hormonal do corpo masculino”.

Mas ainda nenhum homem pode introduzir o Bimek SLV no seu corpo: a máquina já foi patenteada, mas necessita agora de uma série de testes que garantam a sua fiabilidade e segurança. Para tal, o inventor e os seus parceiros de negócio estão agora à procura de homens interessados em participar nas experiências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR