O esforço norte-americano para combater os ‘jihadistas’ do movimento extremista autoproclamado Estado Islâmico no Iraque e na Síria tem agora um novo foco: atacar “o dinheiro do Daesh”.

O Estado Islâmico, ou Daesh (numa expressão que é usada em árabe em referencia ao grupo), tem vindo a acumular milhões de dólares na moeda local e dólares em todo o Iraque e Síria, devido, em grande parte, à venda ilícita de petróleo.

O coronel Steve Warren, porta-voz da coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o Estado Islâmico desde agosto de 2014, disse que nove ataques no Irão e na Síria nos últimos meses levaram a distribuição de “dezenas de milhões de dólares” do dinheiro do Daesh.

“Atacar estes locais de recolha de dinheiro atinge o inimigo”, afirmou Steve Warren aos jornalistas, numa videoconferência, através de Bagdad.

“Eles trabalham com dinheiro, não há crédito no Estado Islâmico”, acrescentou, lembrando que o grupo extremista ocupou grandes regiões na Síria e no Iraque em 2014 e 2015.

As forças armadas norte-americanas divulgaram vídeos de ataques aéreos do que dizem ser caixas de recolha de dinheiro. No vídeo de um ataque em Mossul no início deste mês, podem ser vistos vestígios de dinheiro a flutuar no ar.

A coligação atacou outra ‘caixa’ em Mossul na segunda-feira, acrescentou o porta-voz.

As provas da coligação mostram que este foco no financiamento do Estado Islâmico, combinado com a continuação dos ataques aos camiões que transportam o petróleo, está a fragilizar os ‘jihadistas’. Segundo a imprensa, os líderes do movimento extremista tiveram de reduzir o vencimento dos combatentes em 50%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR