O autodenominado Estado Islâmico (Daesh) destruiu o mais antigo mosteiro cristão do Iraque. A confirmação chegou através de imagens de satélite captadas a pedido da agência The Associated Press.

O mosteiro de Santo Elias ficava situado no norte do Iraque, próximo de Mossul e terá sido destruído em agosto ou setembro de 2014, mas só agora as imagens recolhidas pela empresa Digital Globe confirmam a sua destruição.

O mosteiro católico foi construído por monges assírios no século VI e ao que tudo indica foi destruído pelo grupo extremista quando este passou a controlar a região.

“Não consigo descrever a minha tristeza”, lamentou o padre católico Paul Thabit Habib. “A nossa história cristã em Mossul está a ser barbaramente apagada. Encaramos isto como uma tentativa de nos expulsarem do Iraque, de eliminar e acabar com a nossa existência nesta terra”, disse em árabe à agência noticiosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mosteiro, também conhecido como Dair Mar Elia, sobreviveu durante mais de 1.400 anos e era um dos momentos mais importantes da comunidade cristã do Iraque, declarou Yonadam Kanna, um cristão membro do Parlamento iraquiano, ao jornal New York Times.

Este monumento cristão é mais um dos muitos que a “campanha de destruição” do Estado Islâmico tem levado a cabo um pouco por todo o Médio Oriente. A organização terrorista já destruiu, danificou ou saqueou cerca de 300 locais classificados como património cultural na Síria, refere a ONU. Nestes, inclui-se a destruição do templo de Baal Shamin em Palmira.

O Estado Islâmico “quer eliminar o cristianismo no Iraque e no Oriente Médio,” disse o historiador Ali al-Nashmi, da Universidade al-Mustansiriya, em Bagdade em declarações ao New York Times.