479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sara Sampaio, a modelo... "lá da terrinha". What?

Este artigo tem mais de 5 anos

O jornal brasileiro O Globo publicou um artigo esta terça-feira onde se refere à modelo portuguesa como sendo "lá da terrinha". A polémica estalou, chegou ao Facebook e ainda não esquentou.

9 fotos

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Há muitas formas de falar da portuguesa Sara Sampaio, ela que, aos 24 anos, é uma das modelos associadas à marca de lingerie Victoria’s Secret e está num pico de sucesso inegável. O brasileiro Globo escolheu usar a expressão “Lá da terrinha” e está a ser criticado por isso.

Lá da terrinha… Portuguesa Sara Sampaio posa com lingeries provocantes para a Victoria’s Secret”, lê-se no título do artigo.

O artigo em questão foi publicado esta terça-feira e quis dar destaque à coleção da gigante norte-americana dedicada ao Dia de São Valentim (também conhecido como o dia dos namorados), que se assinala no próximo dia 14 de fevereiro. E se, por um lado, o jornal brasileiro elogiou a modelo ao considerá-la uma “musa absoluta”, por outro, fez com que muitas pessoas protestassem nas redes sociais.

Lá da terrinha... Portuguesa Sara Sampaio posa com lingeries provocantes para a Victoria's Secret. http://glo.bo/1RRKYcM #JornalOGlobo

Publicado por O Globo em Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016

Prova disso é o post publicado na página de Facebook do Globo que já leva cerca de 500 comentários — muitos deles contra a expressão em causa, ainda que haja quem defenda que “terrinha” é uma forma carinhosa de os portugueses se referirem a Portugal.

  • “Da terrinha? Foi um sujeito aqui da terrinha que vos descobriu! Aliás até o vosso idioma é aqui o da terrinha! Respeito se faz favor para com os portugueses e para Portugal!”;
  • “Da terrinha? Queridos, nem daqui por 1.000 anos o Brasil terá uma ‘terrinha’ como a fantástica cidade do Porto. Isso só demonstra uma profunda ignorância, nada que nos espante vindo de uma página tão pouco interessante como esta. Antes de colocarem uns títulos engraçados, investiguem”;
  • “Fui-me informar e disseram-me que ‘terrinha’ é uma forma carinhosa de tratamento por parte dos brasileiros para com Portugal … agora pergunto? Qual é a necessidade de criar esta confusão? Vocês (O Globo) não podiam esclarecer (editar o post e explicar ou fazer um comentário, etc) os portugueses (onde eu me incluo) que viram isso como uma ofensa? Acham bem porem as pessoas a ofenderem-se mutuamente por razão nenhuma? Enfim …”.

O certo é que as imagens, com ou sem legenda, falam por si, tal como se pode verificar na respetiva fotogaleria acima.

Loja Observador Lifestyle

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.