A candidata republicana a vice-presidente dos Estados Unidos da América em 2008, Sarah Palin, apelou na terça-feira ao voto em Donald Trump nas primárias do seu partido para as eleições deste ano.

Antiga governadora do Alaska, Sarah Palin foi escolhida por John McCain para integrar a sua equipa nas presidenciais de 2008 contra Barack Obama. Depois perdeu influência, mas continua popular nos círculos conservadores, onde aparece regularmente para atacar o sistema, as elites políticas e económicas e em particular os barões do Partido Republicano.

“Ele é o mestre para negociar acordos”, justificou a republicana, elogiando a carreira empresarial de Donald Trump. “Ele não deve nada a ninguém, exceto a nós, o povo”, acrescentou.

Para Sarah Palin, Donald Trump é o único candidato capaz de derrotar os aparelhos políticos. “Precisamos de alguém novo, que tenha o poder e a capacidade de derrotar o sistema”, afirmou. Os outros candidatos, apoiados pelas elites, “são politicamente corretos com um cinto de explosivos”, considerou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estão preparados para ter um chefe de Estado-maior que deixará os nossos combatentes fazerem o seu trabalho e correr com o Estado Islâmico?”, lançou ainda Sarah Palin à audiência.

No final do discurso de Palin, Donald Trump afirmou que desde que pensou em lançar-se na corrida presidencial, sempre quis ganhar o seu apoio.

“Ela é uma amiga e uma pessoa de elevada qualidade por quem eu tenho um grande respeito. Tenho orgulho de ter o seu apoio”, disse.