O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, afirmou que a instituição não teve qualquer intervenção na decisão de passar obrigações seniores do Novo Banco para o ‘banco mau’ BES.

“Já comunicámos que o BCE não teve qualquer interferência na decisão sobre o Novo Banco”, referiu Constâncio, em resposta a uma pergunta na conferência de imprensa realizada após a reunião de hoje do BCE.

Na semana passada, uma fonte oficial do BCE disse à Lusa que a decisão sobre o Novo Banco “foi tomada exclusivamente pelo Banco de Portugal de acordo com os seus poderes de autoridade de resolução nacional”.

No passado dia 29 de dezembro, o Banco de Portugal decidiu passar para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores destinadas a investidores institucionais que, aquando da resolução de 03 de agosto de 2014, tinham ficado no Novo Banco, decisão que implica perdas para os detentores destas obrigações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Analistas e intervenientes do setor financeiro têm vindo a dizer que esta decisão do Banco de Portugal poderá agravar o financiamento dos bancos portugueses nos mercados, uma vez que põe em causa a segurança dos investimentos.

No dia 29 de dezembro, quando já se sabia que se preparava uma recapitalização do Novo Banco com recurso aos obrigacionistas mas sem serem conhecidos exatamente os contornos, a Lusa questionou o BCE sobre isso, tendo então o banco central dito que estava a acompanhar a situação.

“Como supervisor, estamos a acompanhar os desenvolvimentos”, referiu, na altura, fonte oficial.