Foi detido pelas autoridades da Coreia do Norte um estudante norte-americano por suspeitas de ligação ao governo dos EUA e por estar, acusa o governo, a preparar um ato hostil contra a integridade do país. Um ato “tolerado e manipulado” por Washington.

Segundo a Sky News, a agência noticiosa estatal da Coreia do Norte indicou que o detido se chama Otto Frederick Warmbier, um estudante da Universidade de Virginia. As autoridades norte-coreanas dizem que Warmbier estava a a planear um ato “tolerado e manipulado” pelo governo norte-americano, sob a capa de um turista a visitar o país.

A detenção terá acontecido a 2 de janeiro, segundo a Sky News, que cita um responsável de uma agência de turismo chinesa de que Otto Frederick Warmbier é cliente e com a qual estaria, nessa altura, na Coreia do Norte. Gareth Johnson, responsável da agência de turismo Young Pioneer Tours, confirmou que o estudante participou numa das suas visitas turísticas à Coreia do Norte e que foi detido no início deste ano.

“Estamos em contacto com a família de Otto, o Departamento de Estado dos EUA e a Embaixada da Suécia em Pyongyang, e estamos a fazer tudo o que conseguimos para assegurar a sua libertação”, afirmou o responsável da agência de viagens e turismo.

Otto Frederick Warmbier será, assim, o terceiro cidadão ocidental detido na Coreia do Norte sob acusações de espionagem. Nas últimas semanas houve, também, notícias de que um outro cidadão dos EUA chamado Kim Dong Chul estava detido em Pyongyang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR