O preço do litro de gasóleo na Madeira vai descer abaixo de um euro a partir de dia 25, fixando-se nos 0,979 euros, revela a portaria publicada pelo governo regional que, semanalmente, fixa os valores dos combustíveis.

Este valor não era atingido desde dezembro de 2009, de acordo com informações prestadas pela Diretora Regional de Economia e Transportes.

“Este valor que vai agora entrar em vigor no preço do gasóleo não se verifica desde 2009, enquanto o da gasolina não se verificava desde dezembro de 2010, esclareceu Isabel Rodrigues.

Os preços são o reflexo das “oscilações de mercado, nomeadamente do preço do barril de petróleo”, acrescentou a responsável.

Na fórmula de cálculo usada pelo executivo madeirense para tabelar o preço dos combustíveis é tido em conta o imposto sobre os produtos petrolíferos, valor que, no caso concreto do gasóleo, não “sofreu um agravamento quando foi outorgado o Plano de Ajustamento Económico e Financeiro da região”, explicou.

“Conseguimos, na altura, com que o agravamento fosse apenas feito na gasolina”, disse Isabel Rodrigues.

Já o valor do preço por litro de gasolina de 95 octanas vai fixar-se, no dia 25 de janeiro, nos 1,349 euros por litro, de acordo com a mesma portaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR