Uma pesquisa rápida na internet pelo nome Jacob Tremblay leva-nos a um duplo veredicto: talento inegável e ascenção meteórica. Isto é, pelo menos, o que escrevem publicações como o britânico Telegraph e o espanhol El País. Os elogios não se querem exagerados: o canadiano de apenas nove anos está a ser apontado como a próxima child star de Hollywood. Para tal contribuiu (e muito) a sua performance no filme Quarto, que já lhe valeu o galardão da Critics’ Choice Awards na categoria de melhor jovem ator.

E foi precisamente o discurso de aceitação do prémio em questão que fez dele uma figura ainda mais incontornável, tal como escreve o jornal Vancouver Sun. As palavras escolhidas pelo jovem rapaz derreteram uma audiência composta por estrelas da indústria: “Isto é muito fixe, este é o melhor dia da minha vida. Primeiro quero agradecer a todos os críticos que votaram em mim, deve ter sido muito difícil por causa de todos os ótimos atores nesta categoria”. O vídeo segue abaixo.

Mas este está longe de ser o único prémio de Jacob. Só pela sua interpretação no filme Quarto, Jacob já recebeu 11 prémios e outras 16 nomeações. Não é por acaso que o Telegraph argumenta que, “entre as muitas injustiças nas nomeações aos Óscares deste ano [provável referência ao facto de, pelo segundo ano consecutivo, apenas atores caucasianos concorrem ao galardão], nenhuma foi talvez mais flagrante do que o desprezo a Jacob Tremblay”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E desengane-se quem pensar que este é o primeiro filme do jovem ator. Diz o IMDB que Jacob já entrou em séries televisivas e em curtas-metragens, além de ter participado na película dirigida aos mais pequenos Os Smurfs 2. Acrescente-se ainda o vindouro filme de terror Before I Wake, onde contracena ao lado da atriz Kate Bosworth.

Carreira profissional à parte, Jacob tem uma conta de Instagram que tem despertado a atenção dos cibernautas. E não, não é a criança de nove anos que a gere, mas sim os seus pais. O resultado é uma mistura equilibrada de fotografias de Jacob na companhia de estrelas do cinema (Steven Spielberg, Neil Patrick Harris e Amy Schumer incluídos) e imagens de um dia-a-dia feliz.

E sim, o puto sabe dançar.