A revista Sábado avança esta sexta-feira que há um “princípio de acordo” para a solução do problema dos chamados lesados do BES e que o Banco de Portugal aceitou, finalmente, sentar-se à mesa para negociar. A solução em cima da mesa foi elaborada nos últimos meses pelo governo socialista, em conjunto com a Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC).

Houve na quinta-feira uma reunião entre a AIEPC e do Governo, que criaram no final do ano passado um grupo de trabalho para encontrar uma solução que pudesse reunir o consenso das várias entidades envolvidas – Banco de Portugal, CMVM, Governo, Novo Banco e BES mau. Estas entidades, a que se juntará o Fundo de Resolução, devem reunir-se a 15 de fevereiro. Segundo a associação, o governo quer uma solução para este problema até março.

O semanário Sol também noticiou esta sexta-feira que o governo e a AIEPC estão “perto de um acordo“. O Sol fala em “fortes expectativas de avançar-se para um procedimento de conciliação”. O Observador procurou um comentário junto de fonte oficial do Banco de Portugal, não tendo ainda obtido resposta.

Um dos dois advogados da AIEPC disse ao Sol que o objetivo da associação “é atingir os 2.083 [100%] dos lesados e representar 430 milhões de euros”. A Sábado acrescenta que há “ideias concretas” sobre a forma como o processo poderá decorrer, lembrando a revista que a CMVM defende que “todos devem ser ressarcidos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR