A Polícia Marítima portuguesa salvou 22 crianças que se encontravam num bote prestes a afundar, a meio da travessia entre a Turquia e a Grécia, onde se encontravam dezenas de pessoas em pânico.

A operação de salvamento, anunciada este sábado, ocorreu na sexta-feira quando a patrulha detetou um bote “coberto de água”, com dezenas de emigrantes e refugiados a necessitar de socorro.

De acordo com a mesma fonte, os ocupantes da embarcação encontravam-se “totalmente molhados e prestes a entrar em hipotermia”, face às baixas temperaturas na região da ilha de Lesbos.

Vídeo do resgate, que deu prioridade às crianças

“Do bote, em grandes dificuldades, foram resgatados 52 emigrantes, dos quais 22 bebés e crianças, sete mulheres e 23 homens”, afirma a Polícia Marítima, indicando que uma mulher tinha uma perna partida e um idoso tinha mobilidade reduzida.

O primeiro apoio foi prestado no barco de transporte até ao porto de Skala SiKaminea, com mantas térmicas. No porto encontravam-se várias organizações e médicos que ajudaram no desembarque e assistência.

A Polícia Marítima encontra-se em Lesbos desde 1 de outubro, integrada na missão “Poseidon Rapid Intervention”. Até agora, a equipa resgatou mais de 2.153 pessoas que corriam risco de vida, sendo 527 bebés e crianças. A PM vai manter o apoio à guarda costeira grega integrada na missão Frontex até 30 de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR