O rufar de 6.500 tambores espalhados por 105 grupos musicais animou este sábado a praia de “La Concha” naquele que foi o primeiro dia do programa de festas da inauguração oficial de San Sebastián como Capital Europeia da Cultura.

Segundo a agência espanhola EFE, o colorido do desfile foi contemplado por milhares de pessoas que se aglomeraram na marginal à beira mar para escutar a Marcha de San Sebastián e outras músicas que celebram o dia grande da cidade basca. Adultos e crianças, com tambores, saíram de diferentes bairros da cidade pelas 11:30 locais, seguindo rumo à praia, onde interpretaram o tradicional reportório musicial, sob um céu nublado, mas sem chuva.

Durante a tarde foram inauguradas as instalações do projeto “Uturriak/Fuentes”, da artista Maider López, situada nos jardins de Ondarreta, no outro extremo da baía.

O projeto consiste em recuperar fontes da cidade retiradas há muitos anos e visa revisitar a memória desses lugares. O processo de investigação realizado por Maider López pode ser visto na exposição “Tokialdatu/Desplaziamento” do Centro Cultural Koldo Mitxelena, que acolhe outros trabalhos da artista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A esta iniciativa junta-se as exposições de várias galerias sobre o chamado Grupo Gaur, no Museu de San Telmo, que exibe as peças mais representativas daquele conjunto de artistas que marcou a vanguarda plástica basca dos anos 60. Todos estes eventos constituem o prelúdio da cerimónia que, pelas 18:00 locais, se realiza no Teatro Victoria Eugenia, em que o comissário europeu fará a entrega da placa que ratifica San Sebastiàn como a Capital da Cultura Europeia 2016.

A jornada conclui-se com o anunciado espectáculo “Puente da La Convivência” cujo centro nevrálgico será a ponte Maria Cristina e em que se pretende simbolizar os valores da convivência e diálogo que inspiram o projeto Capital da Cultura Europeia.

O diretor artístico da cerimónia, Hensel Cereza, ex-membro fundador dos La Fura dels Baus e um dos responsáveis da cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos de Barcelona, assegurou que espera emocionar os 50 mil espectadores do “primeiro ao último minuto”. Cerca de 900 pessoas de 52 grupos e coletividades sociais participam diretamente no espetáculo, adiantou Cereza.