O Irão vai assinar um contrato para a compra de 114 aviões Airbus durante a visita do Presidente Hassan Rohani a França, prevista para quarta-feira, disse o ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, citado hoje pela imprensa iraniana.

“Durante a visita a França do presidente, o contrato para a compra de 114 Airbus será assinado”, disse Akhoundi, sem especificar o montante e a duração do contrato.

O presidente Rohani desloca-se a Itália e a França na próxima semana, de 25 a 27 de janeiro, a sua primeira visita oficial à Europa após o fim do isolamento do Irão, com a entrada em vigor do acordo nuclear e o levantamento das sanções internacionais.

“Precisamos de 400 aeronaves de longo curso e de 100 aviões de curta distância”, acrescentou o ministro dos Transportes.

O Irão tem atualmente 256 aeronaves, das quais “150 estão atualmente operacionais (…), com uma média de idade de cerca de 20 anos”, disse Akhoundi.

A entrada em vigor do acordo nuclear, há mais de uma semana, levou ao levantamento de uma grande parte das sanções internacionais, incluindo da UE e, especialmente, dos EUA, que vigoravam há 36 anos, o que impediu o Irão de comprar novas aeronaves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR