Esta é a fotografia de uma batata. Se sente que esta história está prestes a ser ultrajada (afinal onde está a notícia, que a imagem mostra uma batata já sabia), saiba que esta não é uma fotografia qualquer: foi captada por Kevin Abosch e vendida por 750 mil libras, o equivalente a cerca de 990 mil euros. Não dá para fritar e acompanhar com alheira, não dá para cortar e fazer um bom bacalhau à Gomes de Sá.  Mas, mesmo assim, consegue ser pouco mais barata que 3 Ferrari Berlinetta.

Kevin Abosch protagoniza este insólito, mas antes já esteve do mesmo lado da câmara para fotografar mais do que um tubérculo coberto de terra. De acordo com a SMH, este artista já eternizou Johnny Depp, Steven Spielberg ou Sinead O’Connor. Isto apenas para citar alguns dos nomes sonantes com imagens assinadas pelo fotógrafo. Até que um dia mostrou “Potato #345” ao mundo e alguém desembolsou uma boa quantia de dinheiro pela imagem de uma batata.

Mas não julguemos o livro pela capa: o que tem esta batata para valer tanto dinheiro? A história por detrás da dita batata. Abosch convidou um homem de negócios europeu para jantar em sua casa. Tinha a imagem da batata pendurada na parede, fotografada em 2010 depois de uma entrega de vegetais orgânicos em casa do fotógrafo. À medida que o nível de álcool no sangue ia circulando nas veias do homem europeu, ele mostrou-se progressivamente mais interessado na fotografia: “dois copos de vinho e ele disse ‘eu gosto mesmo daquela foto’; mais dois copos de vinho e ele disse ‘eu quero mesmo aquela foto'”. Duas semanas depois, o preço foi negociado e a imagem vendida.

Com uma das fotografias agora pendurada na casa de um homem influente europeu, restam duas: uma delas foi doada por Kevin Abosch ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Sérvia, enquanto outra continua na casa de Abosch.

Texto de Marta Leite Ferreira, editado por João Cândido da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR