O Presidente iraniano, Hassan Rohani, começa esta segunda-feira, em Itália, a sua primeira visita oficial à Europa, focada, em grande parte, na economia, com diversas empresas interessadas em entrar no mercado do Irão devido ao levantamento das sanções internacionais.

Na corrida aos contratos, a mais rápida foi a Airbus, com o ministro dos Transportes do Irão a anunciar no sábado a compra de 114 aviões, um acordo que Rohani vai assinar na quarta-feira, em Paris.

Este é o primeiro acordo comercial de grande envergadura desde o levantamento das sanções, a 16 de janeiro, uma contrapartida do histórico acordo nuclear alcançado entre o Irão e as grandes potências internacionais.

A visita de Rohani à Europa, que inclui uma passagem por França, estava inicialmente prevista para novembro, mas foi adiada devido aos atentados em Paris reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após um pequeno-almoço com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, o Presidente iraniano vai encontrar-se com o chefe do Governo, Matteo Renzi, ao fim do dia, e com o papa Francisco, na terça-feira.

Francisco deve abordar o potencial papel estabilizador do Irão no Médio Oriente e tentar dissuadir Rohani de escalar as tensões com Riade e de incitar pressão sobre o campo do Presidente Bashar al-Assad, na Síria.

Rohani deve ainda discursar na terça-feira no fórum económico Itália/Irão.