James Murphy não consegue evitar criar canções. Há um ano, apercebeu-se de que tinha mais do que alguma vez tivera na vida. Mais até do que quando foi gravar qualquer um dos discos dos LCD Soundsystem, projeto que criou em 2001 e e que terminou em 2011. Mas tantas canções mereciam um disco. Chamou os ex-companheiros de banda, Pat Mahoney e Nancy Whang, e juntos decidiram que só havia uma coisa a fazer: trazer de volta à vida os LCD Soundsystem. Ainda não se sabe quando sai o disco, mas já sabemos que vamos poder escutar algumas das novas canções entre 17 e 20 de agosto, no festival Vodafone Paredes de Coura.

A última vez que os norte-americanos que criaram canções como “Drunk Girls” ou “New York, I Love You but You’re Bringing Me Down” passaram por Portugal foi em 2010, integrados no ainda Optimus Alive. Já nessa altura James Murphy mostrava que queria descansar. Em 2011 chegou a confirmação, com um concerto de despedida em Nova Iorque que contou com a participação dos Arcade Fire. Muitas lágrimas depois, no passado dia 24 de dezembro os fãs tiveram um presente de Natal: um novo single, “Christmas Will Break Your Heart“. Daí aos rumores de um regresso foi um passo.

Agora que é oficial, a explicação para o regresso foi dada num longo texto, escrito por James Murphy, com o objetivo de mostrar que acabar com a banda e fazê-la regressar não é um golpe de marketing. “Uma última nota: obrigado a toda a gente que tem sido absurdamente simpática connosco ao longo dos últimos 14(!) anos. Se seguiram em frente e já não gostam de nós, é óbvio que isso também não tem mal. Mas por favor, se alguma vez vos demos alguma alegria, encontraram algo novo e bom que nos surpreenda, e postem na nossa página de facebook com algo tipo ‘Hey, vão-se lixar! Isto é que é A SÉRIO! para nós podermos ouvir coisas novas boas. Isso seria o melhor para todos nós.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR