O administrador do Banco de Portugal António Varela afirmou em Lisboa que vão surgir nos próximos meses alterações significativas em termos regulatórios nos bancos, como “novas formas de absorção de prejuízos”.

“Durante os próximos meses, iremos assistir a inovações regulatórias muito diferentes daquilo que é agora”, disse o responsável do supervisor financeiro, referindo-se ao Mecanismo Único de Supervisão e Mecanismo Único de Resolução da União Europeia.

Para António Varela, que foi administrador do Banif em representação do Estado antes de ingressar no Banco de Portugal, as novas normas deverão incidir sobre “novas formas de absorção de prejuízos, instrumentos de dívida novos e angariação de meios financeiros”.

Todas estas alterações irão provocar “desafios para a supervisão”, não só europeia como nacional, frisou o administrador do Banco de Portugal no seminário “União Bancária: A nova fronteira da regulação financeira na União Europeia”, organizado pela Universidade Católica, em Lisboa.

O seminário conta ainda com as participações do presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, José de Matos, e do bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, entre outros intervenientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR