O Ministério da Economia reagiu à notícia avançada esta terça-feira pelo Diário Económico, explicando que as licenças para prospeção e produção de petróleo e gás natural, atribuídas por Pedro Passos Coelho, se mantém, até porque nunca houve nenhum concurso público. O que para já não está em agenda é a atribuição de mais licenças, explicou o ministério.

A notícia do Diário Económico avançava que o Governo tinha cancelado os concursos anunciados por Passos Coelho em setembro. Estavam em acusa quatro projetos em águas pouco profundas na bacia do Porto, dois em águas muito profundas na mesma bacia e um em águas profundas na bacia do Algarve.

Agora, fonte oficial do ministério liderado por Manuel Caldeira Cabral avança que o tema não está na agenda do Governo e a Repsol também pediu para adiar a perfuração do primeiro poço de prospeção de gás natural no Algarve. Segundo Paulo Carmona, atual presidente do ENMC, as empresas petrolíferas já investiram 58 milhões de euros em pesquisas de petróleo em Portugal, mas só encontraram “indícios” de hidrocarbonetos, que não têm interesse comercial.

*Artigo atualizado com resposta do Ministério da Economia às 12h50

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR