O frio e as tensões na União Europeia não estão a desencorajar os que pretendem chegar a solo europeu e desde sexta-feira já foram socorridas mais de 2.500 pessoas ao largo da Líbia, das quais metade hoje.

A informação foi avançada pela Guarda Costeira italiana, que hoje coordenou ações de resgate de pessoas que estavam em nove embarcações, das quais oito lanchas pneumáticas e um barco de pesca.

Navios da Guarda Costeira e da marinha de guerra italiana, bem como uma unidade da marinha eslovena envolvida na operação naval europeia contra os traficantes de pessoas, designada Sophia (ex-Enavfor Med), participaram hoje no salvamento de 1.271 pessoas, que se progrediam hoje para as costas italianas.

Entre sexta-feira e segunda-feira já tinham sido socorridas 1.211 pessoas, em uma dezena de intervenções.

Segundo um balanço estabelecido pela Organização das Nações Unidas antes destes salvamentos, mais de 2.200 migrantes chegaram a Itália pelo mar este ano.

O total esperado relativo ao mês de janeiro deve ultrapassar as 3.528 pessoas registadas em 2015, ano que viu mais de 150 mil pessoas entrarem no país via Mediterrâneo.

Em termos comparativas, na Grécia entraram mais de 44 mil pessoas em janeiro deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR