Roterdão vai ter uma floresta flutuante – a Floresta Bobbing. A partir de 16 de março, os residentes da cidade holandesa (e os turistas que ali passarem) poderão ver totalmente materializado um projeto único, que se inspira numa peça (“In search of habitus”) do designer Jorge Bakker e que se encontra em construção.

https://twitter.com/_Twinka/status/685878310493130752

O projeto foi preparado com a colaboração da coletividade artística local “Mothership”, em parceria com várias entidades – desde a universidade de Ciências Aplicadas de Roterdão ao Conselho da cidade, entre outras. Para a materialização do projeto foram dados vários passos, que são descritos no site oficial do projeto.

Os estudantes investigaram sobre se uma árvore poderia viver a flutuar. Rijkswaterstaat [a Autoridade das Águas da Holanda] providenciou as bóias. O Conselho da cidade procurou uma localização adequada e providenciou as árvores. O Landscaping Group KGB preparou as bóias de pesca e providenciou as árvores, com tudo o que precisam para poder viver na água. E o CityLab010 (…) permitiu que, financeiramente, o projeto pudesse ser implementado

A Floresta Flutuante é construída a partir de elementos pré-existentes. Vinte bóias marítimas antigas do Mar do Norte serão adaptadas para carregar árvores vivas”, explica o site do projeto, que sublinha ainda que as árvores utilizadas, “disponibilizadas pelo banco de árvores da cidade”, seriam destruídas noutros tempos, mas poderão agora ter uma “nova vida” na nova floresta da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR