Um triplo atentado terrorista fez esta quarta-feira pelo menos 13 mortos e mais de 30 feridos, relata a agência de notícias Associated Press, citada pela BBC. Os números iniciais, revelados por um local (Ayuba Chibok), apontavam para “pelo menos 10 mortos”.

Segundo a BBC, uma das explosões ocorreu junto a um mercado local e outra junto a um posto de controlo da cidade. O local em que ocorreu a terceira explosão ainda não foi confirmado, relata a estação. Há relatos de que as três explosões terão sido feitas por bombistas suicidas. E a Associated Press diz que as três bombistas eram mulheres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo os testemunhos de um residente local, citado pela BBC, existiam cinco bombistas suicidas no local. Dois deles não se fizeram explodir e continuam a monte, relatou Malam Ayouba à estação. “As pessoas com quem falei estão chocadas, algumas estão ainda a chorar”, acrescentou aquele habitante de Chibok.

O atentado ocorreu na mesma cidade em que, em 2014, o grupo terrorista islâmico Boko Haram raptou mais de 200 raparigas de uma escola secundária pública, o que levou à indignação internacional e ao lançamento da campanha “Bring Back our Girls“.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari está esta quarta-feira na cidade de Eldoret, no Quénia. Muhammadu Buhari deslocou-se à cidade para visitar o memorial ali erguido, que homenageia os soldados quenianos assassinados na Somália, a 15 de janeiro, por rebeldes do al-Shabab. O grupo terrorista afirma ter matado 100 agentes quenianos (presentes na Somália) nesse ataque.

Segundo um dos seus conselheiros media, o presidente da Nigéria terá afirmado durante o seu discurso: “Temos que combater os terroristas, onde quer que estejam e sejam eles quem forem. Juntos podemos e devemos derrotar os terroristas, aqueles que os financiam e os seus simpatizantes“.

Editado por Helena Pereira