O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial preparam um empréstimo de 4 mil milhões de dólares que pode ser o primeiro de uma série de resgates financeiros a países afetados pelo petróleo barato.

De acordo com o Financial Times, as autoridades destas duas instituições financeiras estão a caminho de Baku para debater a possibilidade de um resgate financeiro de 4 mil milhões de dólares, abrindo caminho a mais ajudas a países afetados pela descida dos preços do petróleo.

A visita surge no seguimento de uma crise cambial desencadeada pelo colapso dos preços do petróleo, que caíram cerca de 75% desde o seu pico no verão de 2014, mas não é ainda certo que o Azerbaijão escolha aceitar a disponibilidade destas duas entidades para emprestarem a verba.

Segundo o jornal britânico, o Fundo e o Banco têm monitorizado de perto os desenvolvimentos noutros países produtores de petróleo que viram as suas finanças públicas desequilibrarem-se e entrarem em crise cambial na sequência da descida do preço das matérias-primas e da valorização do dólar, como o Brasil, o Equador e a Venezuela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR