A Coreia do Norte está a preparar um novo ensaio com um míssil de longo alcance após o seu recente quarto teste nuclear, segundo avançaram hoje fontes do Governo japonês à agência Kyodo.

Os serviços de inteligência japoneses detetaram uma intensificação da atividade nos últimos dias nas instalações de lançamento de Dongchang-ri, a nordeste da península coreana, a partir de imagens de satélite, explicaram as fontes citadas pela agência de notícias.

Com base nestes indícios, os serviços de inteligência japoneses acreditam que o lançamento pode decorrer no final da próxima semana, quando os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas contemplam impor sanções adicionais a Pyongyang devido ao teste nuclear realizado no início do mês.

O último lançamento deste tipo aconteceu em 2012, quando o regime norte-coreano conseguiu pôr em órbita um satélite com o seu míssil de longo alcance Unha-3, o que a comunidade internacional considerou como parte do seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais e que gerou novas sanções da ONU.

Na quarta-feira, a China e os Estados Unidos da América concordaram sobre a necessidade de impulsionar uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte devido ao teste nuclear de 06 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR