O Presidente norte-americano, Barack Obama, aproveitou um evento em homenagem aos heróis do Holocausto, na quarta-feira, para alertar para o aumento do antissemitismo e sublinhar o laço “indestrutível” que une EUA e Israel.

“Temos de encarar a realidade de que, em todo o mundo, o antissemitismo está a aumentar. Não o podemos negar”, disse Obama, no Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, acrescentando: “Somos todos judeus”.

“Um ataque a qualquer fé é um ataque a todas as nossas fés”, afirmou, lembrando momentos de discriminação na Europa, Ásia e Estados Unidos da América.

O Presidente norte-americano garantiu que os Estados Unidos estão na vanguarda do combate ao antissemitismo e mantêm a sua amizade com Israel.

Obama e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, têm discordado publicamente em alguns tópicos, como a construção de colonatos e o acordo nuclear com o Irão, a que Netanyahu se opôs firmemente.

“O compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel continua a ser, agora e sempre, inabalável”, disse num discurso na embaixada israelita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR