agenda-cultural-inverno_NORTE

O Teatro Oficina está pronto para apresentar em palco a sua primeira produção do ano. “Grande Cena“, de Jacinto Lucas Pires, conta com encenação de Marcos Barbosa e leva duplamente o público ao mundo do teatro, com uma história sobre dois casais de atores. Para ver entre quinta-feira e domingo no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Os bilhetes custam 7,50 euros.

Pela Casa das Artes de Famalicão vai passar David Fonseca, que no final de 2015 mostrou que cantar em português também lhe fica bem. Futuro Eu estará, por isso, em destaque no concerto de sábado, às 22h00. Mas haverá outras surpresas. Os bilhetes custam 15 euros.

Começa a tornar-se um hábito: quando Luís Salgado (responsável pelo projeto Stereoboy) faz anos, dezenas de músicos portugueses juntam-se no espaço Maus Hábitos do Porto e fazem todo um festival para celebrar.  “O Salgado faz anos… Fest” começa às 21h30 deste sábado e vai ter mais de 20 concertos e Djsets, incluindo The Sunflowers, Plus Ultra, Holy Nothing, Cave Story e La Flama Blanca, instalações e exposições, espalhados por três palcos. Os bilhetes para esta festa custam 12 euros e costumam esgotar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

die-lügen-der-sieger-film-2014

Este fim de semana há KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã no Porto, Coimbra e Lisboa. “As Mentiras dos Vencedores” é um dos principais filmes em cartaz. ©TANNEN MAURY/EPA

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã arrancou esta semana em Lisboa com filmes recentes em língua alemã. Quatro desses filmes vão ser exibidos no Auditório de Serralves, no Porto, este sábado e domingo (na segunda-feira é a vez da Casa das Artes). Sábado às 21h30 exibe-se “As Mentiras dos Vencedores“, que cruza jornalismo, dinheiro feito com a guerra e vida quotidiana. No domingo há três filmes para ver: “Ida Sem Volta”, às 17h00; “Somos Jovens. Somos Fortes”, às 19h00; e “Quando Sonhávamos”, às 21h30. Os bilhetes custam três euros.

Esta sexta-feira na Invicta também acontece o festival + Música + Ajuda, que dá assim o primeiro de vários passos no sentido de ajudar a Associação Cais a continuar a ajudar pessoas em situação de exclusão social, como os sem-abrigo. O evento que une música e solidariedade acontece simultaneamente no Porto (Plano B, às 21h00, com Frankie Chavez e For Pete Sake) e em Lisboa (Mercado da Ribeira, às 20h30, com The Black Mamba e O Martim). Haverá mais nove eventos nos próximos meses, com diferentes bandas. Os bilhetes custam 12 euros. Pela meia-noite o Plano B recebe a primeira Heineken Starlight do ano, festa dedicada às novas tendências da música eletrónica. A estrela será o DJ e produtor Route 8.

Ainda na sexta, a partir as 21h00, assinala-se o 5.º aniversário da rádio Vodafone FM com uma noite de festa no Hard Club. A entrada é livre e quem lá for ainda tem direito a concertos dos Glockenwise, Keep Razors Sharp, El Salvador, Galgo e 800 Gondomar. A seguir há sessões de DJ dos locutores da emissora.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

O coreógrafo e bailarino Pedro Ramos  lança a questão filosófica na sua mais recente criação, “Coniunctio“: como se podem reunir dois corpos, dois eus, duas polaridades, dois opostos? Juntar duas coisas distintas com a finalidade de obter uma terceira, que reúna em unidade os seus opostos? Este paradoxo que, para o coreógrafo, sustenta os mistérios da vida, sobe ao palco do Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, na sexta-feira às 21h30, num dueto com Sandra Rosado. Os bilhetes custam cinco euros.

Em 2014, Gonçalo Waddington mostrou pela primeira vez “Albertine, o Continente Celeste“, um espetáculo que toma como ponto de partida a obra Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, e os trabalhos de alguns dos mais destacados físicos teóricos e cosmólogos dos nossos dias, como Stephen Hawking, Lee Smolin, Sean Carroll, Carlo Rovelli e Pedro G. Ferreira. Ao juntar arte e ciência, a ideia é refletir sobre a memória e o tempo. Com interpretações de Carla Maciel e do próprio Gonçalo Waddington, “Albertine, o Continente Celeste” chega no sábado, às 21h30, ao Teatro Viriato, em Viseu. Bilhetes entre os cinco e os 10 euros.

Allen Halloween continua a mostrar a sua visão do país com Híbrido, o terceiro disco, lançado há meio ano. A próxima paragem é o Infinity Club, em Leiria, este sábado às 23h00. Ver e ouvir ao vivo aquele que é um dos melhores artistas de hip-hop em Portugal custa 10 euros.

agenda-cultural-inverno_SUL

Na sexta-feira há festa Green Ray no clube lisboeta Lux Frágil, desta vez com curadoria de Daniel Avery. E não só. O DJ de 29 anos que anda a causar sensação também vai atuar, assim como o amigo Volte-Face, Basic Soul Unit, Andrew Weatherall (produtor do brilhante Screamadelica, de Primal Scream) e Morgan Hammere Dave Sumner, com o seu tecno. Entradas a partir dos 15 euros, sem consumo incluído.

A 13.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã arrancou esta quarta-feira e, até 4 de fevereiro, exibem-se em Lisboa (com alguns filmes a transitarem para o Porto e Coimbra, este fim de semana) as mais recentes tendências do cinema de ficção em língua alemã, bem como curtas metragens e documentários. A complementar o programa haverá ainda a Mostra para Escolas, destinada ao público mais jovem. Esta sexta-feira, por exemplo, o Cinema São Jorge passa, às 21h30, o filme “Ponto Sem Retorno”, uma luta pelo amor passada nos anos 60 e 70. Em “Lampedusa no Inverno”, que passa também no São Jorge mas no sábado, às 19h00, o realizador Jakob Brossman mostra a vida e as dificuldades desta pequena ilha italiana, a braços não só com o problema dos refugiados e da imigração ilegal, mas também com a vivência da comunidade de pescadores durante o inverno. O programa completo está todo aqui e os bilhetes custam quatro euros.

A programação paralela à exposição “RETORNAR-Traços de Memória” tem mais um capítulo este sábado, às 17h00, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. A atriz e encenadora Beatriz Batarda vai fazer a leitura encenada de Caderno de Memórias Coloniais, de Isabel Figueiredo. Ao lado estará a escritora, a manusear alguns objetos que fazem parte do seu passado. O livro será lido na totalidade e o público pode ir entrando e saindo sempre que quiser (desde que mantenha o silêncio). A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, quem gosta de teatro tem à sua espera uma peça com texto inédito de Lídia Jorge, encenação de Juni Dahr e interpretações de Luís Vicente e Elisabete Martins. A peça chama-se “Instruções para Voar” e passa-se nos arredores de um aeroporto, onde Emil e Laura se encontram por acaso, em circunstâncias obscuras. Ele está de partida. O resto mostra-se esta quinta, sexta e sábado, às 21h30, com bilhetes a 10 euros.

Atenção, Sines e Tavira. Na sexta-feira, o brasileiro Dani Black vai dar um concerto no Auditório Municipal de Sines e, no sábado, chega ao Algarve, à Casa do Povo de Santo Estevão. Natural de São Paulo e filho de artistas, Dani Black vem apresentar um novo disco, Dilúvio.  Na dúvida sobre se vale a pena comprar bilhete, é ouvir “Maior”, uma das canções do álbum, com direito a participação de Milton Nascimento.