Arquitetura

Uma casa nova em três dias. Sim, é possível

249

É uma casa portuguesa e demora apenas 3 dias a ser produzida e montada. A primeira está em Arouca. "Gomos Systems" vem (quase) pronta a utilizar. Conheça-a - por fora e por dentro - na fotogaleria.

Building Pictures

O arquiteto português Samuel Gonçalves juntou-se a uma equipa de 20 empresas de construção para criar um conceito modular de uma casa que leva apenas três dias para ser construída e montada.

A “Gomos System” produz módulos feitos essencialmente de betão cuja produção e montagem demora muito pouco. Quando saem da fábrica, os módulos vêm preparados com acabamentos interiores, exteriores, caixilharias, instalações de água e eletricidade e peças de mobiliário fixas. Depois procede-se ao revestimento e à instalação do hardware. A contar com o transporte e a montagem, o tempo de produção e montagem não ultrapassará os 3 dias, conta o Inhabitat.

Todos os módulos pensados por Samuel Gonçalves são feitos de materiais recicláveis e passíveis de serem reutilizados. A primeira casa construída segundo este método está em Arouca. Pode ver as imagens da Building Pictures – a empresa responsável pelas fotografias e vídeos representativos do sistema – na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças Públicas

Como evitar um 4º resgate? /premium

Paulo Trigo Pereira

Portugal necessita de mais doze anos (três legislaturas completas) de crescimento económico e de finanças públicas quase equilibradas para sair da zona de risco financeiro em que ainda se encontra.

Brexit

Boris Johnson /premium

João Marques de Almeida

Em Londres, só um louco ou um suicida é que defenderiam o acordo assinado com a União Europeia. Resta saber se os líderes europeus terão a lucidez de reconhecer o evidente: o acordo que existe morreu.

Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)