Quando achamos que já não há nada para inventar, o universo da cosmética consegue surpreender-nos. A mais recente novidade são as bases “almofadadas”, agora a chegar a Portugal. A edição norte-americana da revista Marie Claire chamou-lhes, em maio de 2015, o futuro da maquilhagem. Nós preferimos apelidá-las de bases inteligentes e práticas, porque é exatamente isso que são. Já em 2014, a revista Allure dava conta desta novidade quando deu a conhecer o BB Cream da Laneige — uma marca coreana, claro.

Diretamente de um dos mercados de beleza mais avançados do mundo, as bases Cushion (nome original que significa mesmo almofada) são qualquer coisa como uma base com uma consistência aquosa numa fórmula compacta. Confuso? É simples: ao invés de estar num frasco, a base é vendida numa embalagem como se fosse um pó compacto e fica “presa” debaixo de uma almofada de esponja que, sempre que é pressionada, liberta o produto.

Se tem dúvidas de que esta novidade vai ser um sucesso, basta espreitar os números: no mercado coreano desde 2010, mais de um terço das mulheres já usa diariamente este tipo de produto e a marca Iope afirma que a sua base almofadada Air Cushion é vendida a cada seis segundos. Numa entrevista à revista Teen Vogue em 2014, o site coreano SokoGlam.com declarou ainda que os produtos Cushion representavam já 40% do mercado de bases.

A novidade tem tudo para se tornar uma obsessão em Portugal. Estamos a falar de uma textura líquida que, através da almofada, se transforma numa emulsão com uma cobertura leve e uniforme que, quando retocada a meio do dia (camada sobre camada) não deixa um resultado pastoso. O lado prático e inteligente? A esponja protege o produto de derramar ou sair para fora da embalagem (o que acontece frequentemente com bases líquidas em frascos), pelo que é uma boa opção para transportar.

Cushion

Uma base inteligente e prática

A Cushion Compact de Lancôme (PVP. 43€) foi a primeira a chegar a Portugal, seguida da Double Wear Makeup To Go de Estée Lauder (PVP. 49€) que, ao invés da esponja, tem um botão que solta a base. Esta semana chegou a Wonderful Cushion de Sephora (PVP. 21,55€) e pouco faltará para que todo o mercado adira a este formato.

Se gosta de experimentar novidades e quiser mesmo ir ao cerne da questão, no site de vendas de beleza online Fragrâncias e Cosméticos, encontra muitas das bases “almofadadas” originais — como as das marcas coreanas que falámos neste artigo, Laneige e Iope.