O Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) lançou um concurso para professores desempregados e tem 869 vagas para preencher até 2018, avança a edição desta sexta-feira do Diário de Notícias. O concurso já está na fase de entrevistas e os selecionados vão dar cursos de educação e formação a outros desempregados. O objetivo é que os alunos consigam equivalências ao vários ciclos de ensino, do básico ao secundário.

Para que possam candidatar-se, os professores não podem estar vinculados a nenhuma entidade empregadora, mesmo que estejam a dar aulas com um horário incompleto. A seleção é feita com base no tempo de serviço de cada professor e a colocação nos Centros de Emprego é feita à medida das necessidades dos mesmos, até 2018. O maior número de vagas destina-se a professores de Português, Matemática e Inglês.

De acordo com o que foi apurado pelo Diário de Notícias, os formadores vão ganhar 14,40 euros por hora e darão, em média, 30 horas de formação por semana, totalizando um ordenado ilíquido de 1728 euros.

Dos 26.730 professores que se candidataram a dar aulas no ano letivo passado, só ficaram colocados 3728, em setembro. A Associação Nacional dos Professores Contratados (ANVPC) refere que a medida tem algumas fragilidades, como o facto de os contratos serem anuais, a diferença na calendarização da colocação de professores e de formadores e as áreas geográficas em que estes professores podem ser colocados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR