A Turquia convocou na sexta-feira o embaixador da Rússia em Ancara para “condenar fortemente” uma nova violação do seu espaço aéreo por um avião russo, declarou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

“Um caça Su-34 da aviação russa violou na sexta-feira o espaço aéreo às 11h46 hora local (09h46 hora de Lisboa)”, indicou o ministério, em comunicado.

“Sublinhamos mais uma vez que a Rússia tem a total responsabilidade por todas as consequências graves decorrentes de tal atitude irresponsável”, disse a diplomacia turca, salientando que Ancara instou a Rússia a “agir de forma responsável”.

Esta situação ocorre cerca de dois meses depois de um avião de combate russo ter sido abatido por caças F16 da força aérea da Turquia depois de ter violado o espaço aéreo daquele país, junto à fronteira com a Síria.

Este incidente provocou uma grave crise diplomática entre Moscovo e Ancara, países que têm posições divergentes sobre o conflito civil sírio.

A Rússia é um apoiante tradicional do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto a Turquia defende que a solução para o conflito passa pela saída do líder sírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR