O processo era simples: alguém imprimia um documento, prendia-o com clips daqueles grandes pretos (quando não havia agrafos, até porque eram mais caros) e punha-o dentro de uma mica. Nomes que estão a cair em desuso, com as caixas de e-mail e as plataformas de transferências de documentos online a substituir as suas funções. Essas sim, mas não outras que este vídeo publicado no YouTube desvenda.

Quatro minutos bastam ao japonês Venlee para mostrar 15 novos truques para utilizar os clips. Podem servir para carregar telemóveis, por exemplo.

E assim os clips, que pareciam renegados às histórias de liceu, regressam à vida com o mesmo nível de utilidade. Eis uma lista delas. Mas o melhor é ver mesmo o vídeo:

  1. Suporte para telemóvel. Dobra-se um dos clips, prende-se à parte metálica de outro e já está.
  2. Suporte para os carregadores. E para todos os fios que utiliza no trabalho. Basta prender os clips à mesa e fazer com que os fios passem entre a parte metálica. Se forem grandes demais, retire a parte metálica de um deles e prenda-a por fora. Volte a colocá-lo no sítio correto e fica pronto a utilizar.
  3. Protetor de carregadores. Imagine que tem de carregar o telemóvel, mas quer mantê-lo de pé. Prenda dois clips e retire as partes metálicas de cada um, depois de fazer com que o fio passe pela peça preta. Assim a zona de contacto fica para cima e pode inseri-la no telemóvel na vertical.
  4. Caixa para lâminas. Não se lembra da peça que protege a lâmina que usa para se barbear? Basta colocar um clip na ponta para que a peça preta a proteja.
  5. Protetor de fios. É daquele tipo de pessoas que coloca os auriculares direitos no bolso e eles saem de lá cheios de nós? Enrole-os e prenda-os com um clip. Simples.
  6. Protetor de fios (2). Há uma segunda maneira: ponha o clip junto à peça que encaixa na orelha e enrole o fio ao longo da peça metálica. A seguir passe a peça de contacto com o telemóvel na parte arredondada do metal e fica tudo organizado.
  7. Suporte para telemóvel (2). Pegue num cartão e prenda um clip de cada lado. Pouse-o na mesa e assim pode montar o telemóvel para ficar equilibrado nas peças metálicas.
  8. Suporte para quem tricota. Esqueça o emaranhado de frios. Ponha a lã (ou outra linha qualquer) dentro de uma bacia e prenda um clip nela. Depois faça passar a ponta da linha pelas peças metálicas. Assim ela não sai do sítio certo.
  9. Como não dobrar calças. Se tem calças de vinco e não as quer dobrar por nada neste mundo, pegue no cabide e ponha dois clips pretos no travessão. Depois basta prender as calças pelo fundo.
  10. Suporte para a esponja. Não sabe o que fazer à esponja do banho? Prenda um clip na parte de baixo e mantenha a parte metálica virada apoiada na bancada.
  11. Conservador de sacos com comida. Imagine que abriu um pacote de plástico ou papel, mas não consumiu tudo o que estava lá dentro. Eis a solução: dobre o pacote e depois prenda-o com um clip.
  12. Como utilizar a pasta de dentes até à exaustão. Se chegou à altura (chata) em que a embalagem de pasta de dentes está quase a acabar, o clip pode ajudá-lo. Concentre toda a pasta na ponta da embalagem e dobre a que agora está vazia. A seguir prenda as dobras com o clip.
  13. Suporte para o telemóvel (3). Muito mais simples: coloque o telemóvel na horizontal e prenda o clip num dos lados. Depois pode apoiá-lo na mesa.
  14. O canivete suíço. Dobre o dinheiro e ponha os cartões no seu interior. A seguir, prenda tudo com um clip. A seguir retire a parte metálica e encaixe as chaves nela. Agora pode voltar a montá-la. Já está.
  15. O calendário. Não estrague o seu calendário de papel: ponha um pin no quadro ou na parede, coloque um pin no calendário e encaixe a parte metálica no pin.

Desenhado há 100 anos e patenteado em Washington D.C., o clip está entre a lista de 999 melhores invenções de todos os tempos da Phaidon Design Classics, conta a Quartz.