Um novo balanço ao número de vítimas de explosões registadas este domingo perto da mesquita xiita de Sayyida Zeinab, a sul de Damasco, na Síria, aponta para 70 mortos, depois de uma estimativa inicial de 45 mortos e 110 feridos. O Estado Islâmico já reivindicou o atentado, conta a AFP.

O número de vítimas inicial foi avançado pela agência oficial síria, Sana, e o valor mais elevado foi adiantado mais tarde pelo Observatório Sírio dos Direitos do Homem. As três explosões foram causadas por uma viatura armadilhada e dois bombistas-suicidas.

Anteriormente, um monitor do Observador Sírio dos Direitos Humanos indicara a existência de pelo menos 12 mortos e dezenas de feridos na sequência da explosão de duas bombas perto da mesquita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A televisão estatal síria, que também noticiou duas explosões, descreveu-as como atos “terroristas”.

A mesquita Sayyida Zeinab – que contém o túmulo de uma neta do profeta Maomé e é particularmente venerada como local de peregrinação pelos muçulmanos xiitas – já foi alvo de outros ataques, incluindo um em fevereiro de 2015, quando dois atentados suicidas mataram quatro pessoas e feriram 13 num posto de controlo perto do santuário.

No mesmo mês, uma explosão num autocarro que transportava peregrinos xiitas libaneses com destino a Sayyida Zeinab matou pelo menos nove pessoas, tendo o atentado sido reivindicado pela Frente Al-Nosra, afiliada da Al-Qaida.