Os quatro tripulantes de uma embarcação que naufragou ao largo de São Miguel, nos Açores, foram resgatados com vida, numa operação que envolveu meios da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, disse à Lusa o comandante Cruz Martins.

Segundo o oficial de relações públicas do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, o alerta foi dado cerca das 02h00 da madrugada, tendo sido acionados de imediato vários meios para o local.

O comandante Cruz Martins adiantou que o alerta foi dado através de um equipamento eletrónico que algumas embarcações dispõem e que, quando acionado, emite um sinal de socorro e dá o nome da embarcação e uma posição muito próxima do sítio onde está localizada.

“Por volta das 02h00 captámos esse sinal e ativámos vários meios para averiguar o que se estava a passar”, contou o oficial, precisando que foram enviados para a zona um salva-vidas da Capitania de Ponta Delgada, um helicóptero da Força Aérea e a corveta que está em serviço no arquipélago dos Açores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O salva-vidas fez buscas nessa área e acabou por descobrir a embarcação naufragada, que se encontrava já em cima de rochas e numa zona sem acesso por terra.

“Depois de ter sido localizada a embarcação, localizou-se também os quatro náufragos que já se encontravam em cima das rochas”, com sinais de hipotermia, disse o comandante Cruz Martins.

Os quatro tripulantes da embarcação foram retirados do local pelo helicóptero da Força Aérea, que os transportou para o aeroporto de Ponta Delgada, de onde seguiram para o hospital de Ponta Delgada.

“Os quatro náufragos estão em situação de hipotermia, mas encontram-se bem graças a estas ações desenvolvidas”, sublinhou o responsável.