Um agricultor chinês de 85 anos é, por estes dias, o ícone máximo da moda na China. Isto porque o seu neto decidiu revolucionar o estilo do avô e fotografá-lo. Ding Guoliang, de 30 anos, fotógrafo profissional, vestiu Ding Bingcai com roupas características da juventude chinesa, tornando o estilo do avô viral na Internet, onde já o consideram “o avô mais cool da China”. Um jornal nacional diz mesmo que Guoliang alcançou níveis de charme mundiais, diz o The Guardian.

O Diário Popular, órgão oficial do Partido Comunista chinês, também reagiu ao makeover: “O velho está totalmente transformado num galã”.

avo e neto moda China

Mas até chegar aos holofotes da moda, Ding Guoliang, já tinha uma história de vida, que passa pelos maiores eventos sociais e políticos da República Popular da China. Nascido em 1931, seis anos depois da morte do primeiro presidente chinês, Sun Yat-sen, e quase 20 anos antes de Mao Tsé-Tung ter subido ao poder, conta o The Guardian. Cresceu numa vila rural chamada Songshuping nos arredores da província da cidade de Fujian onde se tornou num agricultor, cultivando arroz e cortando bambu como forma de subsistência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando já estava na casa dos 20 anos, a região onde vivia Ding foi particularmente afetada pela Grande Fome durante a governação de Mao que devastou as zonas rurais do país e que provocou, calcula-se, até 45 milhões de mortes.

avo e neto China 2

O ainda agricultor conta ao The Guardian que “foi muito duro no passado. Antes, não tinha comida suficiente para comer. (Estávamos) sempre esfomeados. Na altura, não tínhamos dinheiro. As coisas estão muito melhores agora”.

Em 1961 casou-se com Zhang Jiyu com quem teve 5 filhos e 10 netos. Um deles tornou-se fotógrafo e foi ele quem agora fez uma sessão fotográfica, durante 3 dias, no passado mês de setembro, que tinha como objetivo fazer com que o avô se sentisse “útil e elegante”, cita o jornal britânico.