Histórico de atualizações
  • This is the end, beatiful friend, the end. É aqui que nos despedimos. Foram muitas horas de olho no que o último dia do mercado de transferência nos foi dando pela Europa fora. O liveblog do Observador arrancou de manhã e manteve-se sempre ativo até agora, ao momento da despedida.

    Obrigado por nos ter acompanhado aí desse lado durante esta segunda-feira e início da madrugada de terça. Espero que tenha gostado tanto quanto nós. Um bom resto de semana e até à próxima (que é como quem diz, até ao próximo verão, quando os clubes puderem ir às compras outra vez).

  • O resumo das principais contratações

    Ora bem, agora é tempo de rever a matéria dada. Comecemos pelas principais compras que se andaram a fazer em Portugal.

    • Abel Aguilar. O atual capitão da seleção colombiana foi contratado pelo Belenenses, sabe-se lá como. É uma surpresa valente e poucas dúvidas haverá de que o médio, que estava no Toulouse, vai acrescentar qualidade e critério à equipa do Restelo, que esta segunda-feira até foi ganhar (2-1) a casa do Marítimo e continuar a recuperação que tem feito desde que o espanhol José Velásquez passou a treinar o clube (três vitórias e dois empates).
    • Hélder Postiga. O internacional português está de volta ao país, depois de se ter arrastado pelo futebol indiano. O avançado já vai com 33 anos, mas o Rio Ave achou por bem chamá-lo para jogar perto de casa (é natural de Vila do Conde).
    • Hernán Barcos. É argentino, tem 31 anos e é o novo avançado do Sporting, que o foi buscar ao clube ao qual vendeu, ao mesmo tempo, Fredy Montero — esse clube é chinês e chama-se Tianjin Teda.
    • Giannelli Imbula. O FC Porto fez o melhor negócio desta janela de transferências e conseguiu vender por 24 milhões de euros o médio francês que, no verão, comprara por 20 milhões ao Marselha. Seis meses depois, o “Ferrari” que Pinto da Costa se queixara de estar parado na garagem vai tentar a sorte na Premier League, depois de pouco ter feito nos dragões.

    E lá fora?

    • Pep Guardiola. Podíamos estar aqui a escrever os nomes dos jogadores que mudaram de clube e tal, mas nenhum é uma bomba ou sequer um craque que surpreendeu pela mudança. Não, o que fez explodir as atenções foi a confirmação que o Manchester City fez esta segunda-feira — Pep Guardiola vai treinar o clube a partir da próxima temporada. O Observador dedicou um texto à relação que deixou de ser platónica entre o treinador catalão e a Premier League (e, já agora, o City).

  • Última lista de inscrições recebida pela Liga de Clubes

    Confirma-se: Rafa não vai a lado nenhum. A Liga de Clubes já divulgou a última atualização das inscrições recebidas e não consta lá o nome do internacional português do Sporting de Braga. De resto, nada de bombas ou nomes relevantes.

    — Erik Ross Palmer-Brown — Transferência internacional (júnior) — FC Porto

    — Tiago Carlos Morais Valente — Transferência internacional — Vitória FC

    — Donald Dering Djousse — Marítimo M.

    — Salim Cissé – Cedência temporária – Vitória FC

    — Maciej Makuszewski – Transferência internacional – Vitória FC
    — Valdumar Augusto Té – Contrato de formação – Vitória FC
    — Gonçalo Alexandre Silva Duarte – Contrato de formação – Vitória FC
    — André Alexandre Antunes Pedrosa – Contrato de formação – Vitória FC
    — João Miguel Melo Oliveira – Contrato de formação – Vitória FC
    — Bernardo Gil Coutinho Morgado – Contrato de formação – Vitória FC
    — Shaher Mansour Alhussaini – Transferência internacional – Vitória FC
    — Abel Enrique Aguilar Tapias – Transferência internacional – Os Belenenses
    — Nuno Miguel Santos Fernandes – Contrato de formação – FC Arouca

    — António José Marreco Gouveia — Transferência internacional – GD Chaves

    — Jorge Fernando Barbosa Intima – Transferência internacional – FC Arouca

    — Raphael Dias Belloli – Transferência internacional – Vitória SC
    — Dongyang Liu – Transferência internacional – Atlético CP
    — Mouhamed Coulibaly – Transferência nacional – SC Farense
    — Maurício Carvalho António – Transferência nacional – Marítimo M.

    — Nassim Farouk Zitouni — Cedência temporária — FC Porto

    — Karl Cachoeira Della Vedova Júnior — Cedência temporária – CD Tondela

    — Oghenekaro Peter Etebo — Transferência internacional — CD Feirense

  • Faltou-me escrever-lhe sobre uma transferência lá fora, porque um escocês decidiu ir jogar para França. Não é nada normal, mas Steven Fletcher foi para o Olympique de Marselha. O avançado canhoto estava no Sunderland e volta a dar ao clube gaulês um jogador britânico — o refilão e feitio complicado Joey Barton passou lá a temporada de 2012/13, quando a liga inglesa o puniu de jogar na Premier League durante um ano, após agredir um adversário.

  • O homem que imitava uns disparos de metralhadora depois de quase todos os golos que marcava. E foram mesmo muitos. Segunda-feira foi dia de cantar os parabéns ao senhor Gabriel Omar Batistuta, que fez 47 anos. Fartou-se de chatear as redes adversárias durante as nove épocas que passou na Fiorentina e ainda teve tempo para ser campeão italiano com a AS Roma. Ainda hoje é o melhor marcador da história da seleção argentina, com os 56 golos que marcou em 78 jogos. Bravo, matador.

  • Este senhor já está no Standard de Liège há umas semanas, depois de quase nada ter feito no Manchester United treinado por Louis Van Gaal. Não é novidade que Victor Valdés esteja agora na liga belga, mas como precisamos de queimar tempo e acelerar os minutos no relógio, aqui vai a honesta entrevista que o guarda-redes que tudo ganhou com o Barça deu. O espanhol passou uns meses difíceis após se lesionar gravemente num dos joelhos, durante a última temporada que passou no clube catalão, em

    A lesão devolveu-me à vida real. Em Augsburgo [onde recuperou da lesão], comprava bilhetes no metro, com as minhas muletas, sozinho, e ninguém reparava em mim.”

  • O negócio de Rafa para o FC Porto, pelos vistos, complicou-se. A Renascença escreveu há minutos que o Sporting de Braga rejeitou a proposta de 16 milhões de euros por 80% dos direitos económicos do internacional português e disse aos dragões que só deixaria sair o médio se não tivesse hipótese — ou seja, caso os portistas oferecessem os 20 milhões de euros da cláusula de rescisão. Algo ao qual Pinto da Costa terá torcido o nariz.

    Certezas só daqui a menos de meia hora, quando a Liga de Clubes divulgar a listagem das últimas inscrições enviadas pelos clubes. Tic, tac, tic, tac

  • A sorte não tem estado do seu lado, porque no Chelsea há muitos e bons médios e não é fácil enfiar-se lá no meio com tão pouco nome que tem. Mas Marco Van Ginkel é bom, daqueles números 10 que jogam como se estivessem nos anos 80, com mais calma do que rapidez, e até se estava a dar bem no Stoke City.

    É verdade que o médio teve o azar de sofrer uma lesão no ligado cruzado de um dos joelhos, mas o holandês volta a ser emprestado, desta vez ao PSV Eindhoven, que está a lutar pelo título na Holanda — lidera o campeonato, com mais um ponto que o Ajax. Van Ginkel tem 23 anos e tinha trocado o Vitesse pelo Chelsea em 2013/14.

  • Não sei o que era mais estranho — um nigeriano a jogar no México ou o primeiro nome de Ikechukwu Uche. O Málaga foi buscar este avançado que fez um trio de épocas a fazer a vida negras aos defesas em Espanha, pelo Villarreal, antes de passar os últimos seis meses no Tigres.

  • Não foi o primeiro e certamente não será o último a ter começado a jogar cedo no Ajax, dar nas vistas, ir espreitar a seleção e depois contar o tempo até ir jogar para o estrangeiro. Esperava-se muito de John Heitinga e até teve de aguentar uns tempos a jogar a lateral direito na Holanda, mas o dentudo de cabeça rapada sempre pareceu ficar aquém do que lhe auguravam.

    Com 32 anos estava mais do que na idade de continuar a jogar, mas o defesa disse que não. O homem que fez 87 jogos pela seleção holandesa e andou pelo Atlético Madrid, Everton, Fulham e Hertha de Berlim antes de regressar ao Ajax decidiu esta segunda-feira parar. Heitinga não vai jogar mais futebol e o clube de Amesterdão anunciou que ele vai passar a integrar um cargo técnico no clube.

  • Este era um dos meninos de quem Pep Guardiola só falava bem. Era tímido, até o descreviam como algo nerd, mas Isaac Cuenca só inventava coisas boas com a bola colada ao pé. O problema é que as lesões foram-lhe pregando partidas e, além de o tirarem do Barcelona, não o deixarem ter sequências de jogos como deve ser no Ajax de Amesterdão e no Deportivo La Coruña. Agora está com 24 anos e estava a tentar a sorte no Bursaspor da Turquia, mas o Granada foi lá buscá-lo.

  • Quem se lembra desta mota que o FC Porto costumava ter no lado esquerdo? Álvaro Pereira já vai com 30 anos e estava emprestado pelo Inter de Milão ao Estudiantes de la Plata, da Argentina. Agora vai jogar até final da época no Getafe, nos arredores de Madrid, um dos clubes com menor assistência nas bancadas da liga espanhola. Quem o viu e quem o vê.

  • Jogo feito, nada mais: o mercado já fechou em Portugal

    Já passam quatro minutos da meia noite e já nenhum clube pode enviar a papelada à Liga de Clubes ou à FIFA para formalizar a inscrição de novos jogadores. Agora é esperar pela 1h, hora a que a Liga vai atualizar no seu site a lista de novas inscrições. Será que vai aparecer uma surpresa? Como Rafa ir do Braga para o FC Porto? Tenham paciência, porque ainda falta um bocado. Mas fique por aí, que tenho aqui várias coisas para lhe contar.

  • Olá outra vez. E um olá também de novo a Giannelli Imbula. O francês que adora correr com a bola no pé já falou para o site do Stoke City e disse que este é “um passo importante” na carreira. “Toda a gente fala da Premier League. Foi fulcral o facto de o Mark Hughes ter demonstrado desejo em ter-me aqui”, disse o médio.

  • Está quase a chegar a meia-noite e com ela o encerramento do mercado de inverno em Portugal. Eu despeço-me por aqui, mas não se vá embora já, já. A próxima horinha (a derradeira atualização do “entra e sai” na Liga é pela 1h da manhã) está por conta do Diogo Pombo. Obrigado pela preferência e até mais!

  • Afinal, parece que Nélson Monte não será reforço do FC Porto. O desportivo Record avança que o Rio Ave terá exigido o empréstimo de André Silva (isto depois de ter anunciado Postiga; que parelha que seria) e os dragões recusaram incluí-lo no negócio. Das duas uma: ou André vai ser aposta de Peseiro (nem que somente como alternativa a Aboubakar) nos próximos tempos ou então o FC Porto crê que na Segunda Liga é que ele está bem. A segunda hipótese não faz sentido e contribuiria mais para a estagnação do ponta-de-lança (e como Portugal está carente deles!) do que para a sua evolução.

  • Espanha, França, Alemanha e Itália. Aqui, não entra mais ninguém — mas ainda poderá sair, claro. O outro mercado do chamado Big Five que ainda está a aberto é o de Inglaterra. Encerra quando for meia-noite, tal como em Portugal.

  • O mercado em Portugal fecha daqui por 45 minutos. O negócio da ida de Rafa do Sporting Braga para o FC Porto, a acontecer, será a tal “bomba” no último dia de entra e sai. Ou não? Com a saída de Montero e Tanaka, oferecerá Bruno de Carvalho mais um avançado-centro (agora tem dois calmeirões, Slimani e Barcos, mas não tem qualquer dez e meio como Montero o era) a Jesus? E a alternativa a Patrício na baliza ficará só por conta de Ažbe Jug — isto se Boeck sair mesmo para os confins do Brasil, onde joga o Chapecoense? No Benfica não se esperam entradas de última hora. Andrija Živković, do Partizan, é capa dos desportivos (cá e na Sérvia), semana sim, semana não, mas é um sonho caro para os cofres da Luz. Quem sabe no verão?…

  • Ainda não se falou muito dele, Abel Aguilar. O Belenenses anunciou-o há instantes. Quem é? Coisa pouca: é “só” o capitão da seleção da Colômbia. Chega dos franceses do Toulouse e está emprestado até ao fim da época.

  • Oficial: Giannelli Imbula vendido ao Stoke City

    Foi um burburinho nos últimos dias, a saída ou não de Imbula do FC Porto, mas agora é oficial: assinou pelo Stoke City, até 2021, por 24 milhões de euros. E não é que o “Ferrari” que Lopetegui (e Rui Barros, e Peseiro…) deixou na garagem — Pinto da Costa dixit — ainda deu lucro? Custou 20 milhões de euros no verão, vindo do Marselha.

1 de 4