O realizador Michael Ballhaus vai receber o Urso de Ouro honorário no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que também irá homenagear o cantor David Bowie, o ator Alan Rickman e o realizador Ettore Scola, falecidos este ano.

De acordo com o site do festival, que realiza entre de 11 a 21 de fevereiro a sua 66.ª edição, a Berlinale irá galardoar este ano a obra “extraordinária” do cineasta alemão Michael Ballhaus, de 80 anos.

A cerimónia decorre a 18 de fevereiro no Palácio da Berlinale, onde será exibido o filme “Gangues de Nova Iorque” (2002), do realizador Martin Scorsese, no qual Michael Ballhaus foi diretor de fotografia.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim entrega anualmente o Urso de Ouro Honorário a figuras importantes do mundo do cinema que tenham realizado um trabalho artístico excecional ao longo da carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Bowie, Alan Rickman e Ettore Scola, figuras do mundo do cinema falecidas este ano, também serão alvo de homenagens com a exibição de filmes.

Entre outros, serão exibidos os filmes “O Homem que caiu na Terra” (1976), de Nicolas Roeg, no qual Bowie participa, “Sensibilidade e bom senso” (1995), de Ang Lee, que venceu o Leão de Ouro na Berlinale de 1996, e no qual Alan Rickman participa.

Ettore Scola, considerado uma das grandes figuras do cinema italiano, que realizou mais de 40 filmes e trabalhou com atores como Sofia Loren e Marcelo Mastroianni, será homenageado com a exibição de “O Baile” (1983).