Mapa. Até quando vamos caber no planeta Terra?

Somos 43 vezes mais pessoas do que há dois mil anos e em 2100 podemos ser mais do que 10 mil milhões de pessoas. Terá a Terra capacidade para tanta gente? A ONU preparou o mapa que explica tudo.

i

Retrofile/Getty Images

Retrofile/Getty Images

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um vídeo onde explica como é que em dois mil anos a população aumentou de 170 milhões de pessoas para um número quase 43 vezes maior. Atualmente vivem no planeta 7 mil e 300 milhões de pessoas e o número continua a aumentar: em 2100 podemos já ter ultrapassado a marca dos 10 mil 100 milhões de indivíduos.

Num vídeo com perto de seis minutos, a ONU faz-nos viajar no tempo e mostrar como os grandes acontecimentos da humanidade influenciaram a evolução da população mundial. Fala-se das consequências da peste negra na Europa e das invasões mongóis na China. Mais tarde, já no século XIX, o vídeo mostra como a revolução industrial coincide com um crescimento exponencial da população.

Mas a ONU vai mais longe. No site “World Population History” está um mapa interativo onde cada círculo, desenhado por cima dos países, representa 1 milhão de pessoas. À medida que arrasta o cursor por cima da linha do tempo que acompanha o mapa, o número de círculos e a sua localização vão-se alterando em conformidade com a realidade populacional da época em análise. Todos estes dados podem ser estudados de acordo com outros parâmetros: comida, agricultura, saúde, ambiente, ciência e tecnologia.

Esta informação pode ser complementada com um outro gráfico interativo com as projeções da população mundial total de 2016 para a frente, de acordo com diferentes taxas de fertilidade. Veja-o neste site.

Numa outra página – a que pode aceder aqui – estão mais nove conteúdos além do mapa em causa. A ONU permite saber, por exemplo, até que ponto a Terra tem recursos que sustentem a população em crescimento, quais os planos traçados para proteger o planeta a partir de 2050 e como é que a evolução dos níveis de fertilidade influenciam estes números. Além disso, pode ler sobre o fenómeno da urbanização e da construção de mega-metrópoles.

De um modo mais lúdico pode também responder ao teste que a ONU preparou para saber se está bem informado sobre a população mundial. O Observador trá-lo até si aqui em baixo. Saiba se está suficientemente informado sobre a demografia mundial. E divirta-se.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.