439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mapa. Até quando vamos caber no planeta Terra?

Este artigo tem mais de 5 anos

Somos 43 vezes mais pessoas do que há dois mil anos e em 2100 podemos ser mais do que 10 mil milhões de pessoas. Terá a Terra capacidade para tanta gente? A ONU preparou o mapa que explica tudo.

i

Retrofile/Getty Images

Retrofile/Getty Images

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um vídeo onde explica como é que em dois mil anos a população aumentou de 170 milhões de pessoas para um número quase 43 vezes maior. Atualmente vivem no planeta 7 mil e 300 milhões de pessoas e o número continua a aumentar: em 2100 podemos já ter ultrapassado a marca dos 10 mil 100 milhões de indivíduos.

Num vídeo com perto de seis minutos, a ONU faz-nos viajar no tempo e mostrar como os grandes acontecimentos da humanidade influenciaram a evolução da população mundial. Fala-se das consequências da peste negra na Europa e das invasões mongóis na China. Mais tarde, já no século XIX, o vídeo mostra como a revolução industrial coincide com um crescimento exponencial da população.

Mas a ONU vai mais longe. No site “World Population History” está um mapa interativo onde cada círculo, desenhado por cima dos países, representa 1 milhão de pessoas. À medida que arrasta o cursor por cima da linha do tempo que acompanha o mapa, o número de círculos e a sua localização vão-se alterando em conformidade com a realidade populacional da época em análise. Todos estes dados podem ser estudados de acordo com outros parâmetros: comida, agricultura, saúde, ambiente, ciência e tecnologia.

Esta informação pode ser complementada com um outro gráfico interativo com as projeções da população mundial total de 2016 para a frente, de acordo com diferentes taxas de fertilidade. Veja-o neste site.

Numa outra página – a que pode aceder aqui – estão mais nove conteúdos além do mapa em causa. A ONU permite saber, por exemplo, até que ponto a Terra tem recursos que sustentem a população em crescimento, quais os planos traçados para proteger o planeta a partir de 2050 e como é que a evolução dos níveis de fertilidade influenciam estes números. Além disso, pode ler sobre o fenómeno da urbanização e da construção de mega-metrópoles.

De um modo mais lúdico pode também responder ao teste que a ONU preparou para saber se está bem informado sobre a população mundial. O Observador trá-lo até si aqui em baixo. Saiba se está suficientemente informado sobre a demografia mundial. E divirta-se.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.