A petrolífera BP registou prejuízos de 6.482 milhões de dólares (5.943 milhões de euros) em 2015, devido à queda dos preços do petróleo, naqueles que são considerados os piores resultados em 20 anos. Só no quarto trimestre, os lucros caíram 91%, num resultado que os analistas estão a considerar “muito dececionante”.

Em comunicado enviado esta terça-feira à Bolsa de Valores de Londres, a BP informou que os prejuízos de 2015 contrastam com os ganhos de 3.780 milhões de dólares (3.466 milhões de euros) apurados em 2014. As receitas alcançaram 225.982 milhões de dólares (207.225 milhões de euros) em 2015, menos 36,9% face a 2014, segundo a BP, que publica os seus resultados em dólares por ser a divisa em que é cotado o petróleo.

Para responder à quebra dos preços do petróleo, que continua sem fim à vista, a petrolífera já têm reduzido os investimentos, adiado operações e, claro, dispensado milhares de trabalhadores. Ainda assim, a empresa continua a sentir graves dificuldades em ajustar-se à redução da cotação a que consegue vender o petróleo que explora e os derivados que produz.

Os resultados são “muito dececionantes“, afirma Ahmed Ben Salem, analista da Oddo & Cie, em Paris, em comentários à agência Bloomberg. “Estávamos a prever lucros mais baixos na produção [upstream], mas não um prejuízo”, acrescenta o especialista, notando que provavelmente os dividendos pagos pela empresa, para já, estão seguros, mas “se o petróleo continuar à volta de 30 dólares eles terão de cortar ainda mais os investimentos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR