O mundo de magia de Walt Disney conquistou centenas de prémios e milhares de apaixonados pela animação ao longo de várias gerações. Construiu um império entre princesas, animais e lições de vida que serviam tanto aos mais pequenos como aos pais.

Era um mundo perfeito que não admitia zonas negras, como aquelas que agradam ao realizador Tim Burton, responsável por filmes com personagens como Eduardo Mãos de Tesoura, Alice ou Sweeney Todd. Burton ganhou uma bolsa pela Disney que o levou a estudar no  Instituto das Artes da Califórnia, mas saiu anos depois, quando preparou uma curta-metragem de um cão ressuscitado após ter sido atropelado. O filme provocou desagrado: era demasiado triste para a magia Disney.

A pouco mais de quatro meses do lançamento de “Alice Através do Espelho” em Portugal, inspirado na obra de Lewis Carroll, o ilustrador russo Andrew Tarusov desenhou cartazes de filmes clássicos da Disney aos olhos de Tim Burton. No Facebook, o artista residente em Los Angeles com 10 anos de formação em animação admitiu que se seguiu pela questão: “Como seriam os filmes Disney se fossem dirigidos por Burton?”. Se quer saber a resposta a esta pergunta, entre na fotogaleria: temos 10 obras de arte à sua espera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR