328kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

A fotografia que se tornou num símbolo contra a violência no México

Este artigo tem mais de 5 anos

A fotografia de um bebé de sete meses assassinado juntamente com a família no sudoeste do México foi comparada com a de Aylan Kurdi, a criança síria encontrada morta numa praia turca.

A fotografia, publicada há apenas dois dias, conta já com mais de 50 mil partilhas
i

A fotografia, publicada há apenas dois dias, conta já com mais de 50 mil partilhas

A fotografia, publicada há apenas dois dias, conta já com mais de 50 mil partilhas

Uma fotografia de um bebé de sete meses assassinado juntamente com a família em Pinoteca Nacional, no sudoeste do México, tornou-se num símbolo da luta nacional contra a violência. A imagem, partilhada originalmente pelo site de notícias mexicano Solo Acapulco, foi comparada com a de Aylan Kurdi, a criança síria que foi encontrada sem vida numa praia turca em setembro de 2015.

Solo Acapulco:TE ACUERDAS DEL NIÑO SIRIO? Recuerdas que te indignaste y hasta pusiste tu banderita en facebook? , pues...

Posted by Solo Acapulco on Saturday, 30 January 2016

A fotografia, referente a um crime datado de 29 de janeiro, foi publicada pelo Solo Acapulco a 2 de fevereiro. No post do Facebook, o site de notícias escreveu: “Lembras-te do menino sírio? Lembras-te que te indignaste e até puseste a sua bandeira no Facebook? Pois, isto passou-se no México, mais precisamente em Pinoteca, onde o narcotráfico matou esta família, incluindo este pequeno anjo de sete meses.” 

Ao Verve, o editor do Solo Acapulco, que não quis ser identificado, explicou que quando abriu a imagem lhe veio à cabeça “o menino da Síria”. “E pensei: muitas vezes preocupamo-nos com que se passa nos outros países mas não vemos o que se passa ao pé de nós”.

A fotografia, publicada há apenas dois dias, conta já com mais de 50 mil partilhas, 20 mil “gostos” e cerca de dois mil comentários. Vários utilizadores do Facebook alteraram a sua fotografia de perfil e trocaram-na pela do bebé de Pinoteca Nacional ou por um desenho, também partilhado pelo site de notícias. 

Esta es la realidad de #México ¡DIFUNDAN!

Posted by Solo Acapulco on Saturday, 30 January 2016

Outros utilizadores da rede social optaram antes por um filtro com a bandeira mexicana, semelhante ao criou na sequência dos atentados de Paris, em novembro de 2015. Mas não foi só no Facebook que a imagem se tornou viral. A fotografia também têm sido partilhada no Twitter, onde a hashtag #PinotepaNacional se tornou popular dentro e fora do México. 

#TodosSomosMexico #PrayForOaxaca

Posted by Itzia Kamilha B on Tuesday, 2 February 2016
A página está a demorar muito tempo.