Desde que o rei espanhol propôs a Pedro Sánchez que tente formar governo, o secretário-geral do PSOE tornou-se numa espécie de celebridade. No Twitter, o seu nome tornou-se num dos mais referidos pelos utilizadores espanhóis e, no Google, o número de pesquisas sobre o socialista disparou. De tal modo, que o El Mundo não resistiu e reuniu nove das pesquisas mais populares do motor de busca. Ora veja:

“Pedro Sánchez presidente”

Na terça-feira, Patxi López, presidente do congresso de deputados espanhol, anunciou que o rei Felipe VI tinha decidido propor a Pedro Sánchez, secretário-geral do PSOE, que tentasse formar governo, uma vez que os socialistas se recusam a viabilizar um executivo do Partido Popular (PP). A decisão do rei foi tomada após após uma segunda ronda de consultas com os líderes dos vários partidos políticos com assento parlamentar.

O PP venceu as últimas eleições gerais em Espanha, em dezembro de 2015, com maioria absoluta. Porém, Sánchez recusou desde o início viabilizar um governo liderado por Mariano Rajoy, defendo antes a formação de um executivo “progressista, tal como em Portugal”. Mas, para que o líder socialista consiga chegar a uma maioria absoluta, terá de fazer acordos com os restantes partidos com assento no parlamento espanhol. Na quarta-feira, à saída da última de uma série de reuniões com as pequenas forças políticas de Espanha, Sánchez pareceu satisfeito, admitindo aos jornalistas: “Isto começa bem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pedro Sánchez mulher”

Begoña Gómez casou com Pedro Sánchez em 2006, um ano depois do nascimento da primeira filha do casal, Ainhoa. Natural da cidade basca de Bilbau, Begoña passou a sua juventude na província de Leão, na comunidade autónoma de Castelo e Leão. De acordo com o jornal El Correo, Begoña é licenciada em marketing e tem um mestrado em administração de empresas.

Secretary general of Spanish Socialist Party (PSOE) Pedro Sanchez (R) kisses his wife Begona Fernandez after delivering a speech during his official presentation as PSOE candidate for next general elections, at the Price Circus in Madrid on June 21, 2015. AFP PHOTO/ DANI POZO (Photo credit should read DANI POZO/AFP/Getty Images)

(DANI POZO/AFP/Getty Images)

No final dos anos 90, começou a trabalhar como assessora em várias organizações não-governamentais, como a Greenpeace, a Amnistia Internacional e a Oxfam Intermón. É sócia-gerente da empresa Task Force.

“Pedro Sánchez filhas”

Pedro Sánchez e Begoña Gómez têm duas filhas — Ainhoa, de dez anos, e Carlota, de oito.

“Irmão de Pedro Sánchez”

A popularidade de David Sánchez Pérez-Castejón, mais conhecido por David Azagra, não tem nada a ver com o possível futuro político do irmão. Azagra é um dos maestros espanhóis mais conhecidos no estrangeiro. A sua história ganhou maior destaque graças a uma reportagem do El Mundo, sobre aquele que “carrega a batuta da família Sánchez”.

“Pedro Sánchez Caja Madrid”

O líder do PSOE foi membro da assembleia-geral do Caja Madrid, numa altura em que também ocupava o cargo de conselheiro na câmara municipal da capital espanhola. Quando pediu um empréstimo à entidade bancária, em 2005, Sánchez recebeu uma bonificação de 30% por pertencer à assembleia do Caja Madrid. Sanchéz garante, porém, que a sua posição como conselheiro municipal nada teve a ver com o assunto, e que bonificação se deveu às “condições do mercado de 2005”.

“Tese de doutoramento Pedro Sánchez”

Pedro Sánchez é licenciado em Economia pelo Real Centro Universitario Escorial María Cristina, uma instituição privada, e tem um mestrado em Política Económica da União Europeia, tirado na Universidade Libre, de Bruxelas. Em 2012, terminou o doutoramento em Economia e Gestão Pública na IESE, de Navarra, com a tese Inovações da diplomacia económica espanhola: análise do setor público (2000-2012). A tese ficou famosa depois Sánchez ter-se recusado inicialmente a torná-la pública.

“Quanto medo Pedro Sánchez”

A altura do secretário-geral do PSOE parece ser um tema de muito interesse por terras espanholas. De acordo com o El Mundo, Sánchez mede nada mais nada menos do que 1,90 metros. Por esse motivo, o socialista sempre pensou que iria acabar por seguir uma carreira no basquetebol. Chegou a jogar no Estudiantes, mas acabou por abandonar o desporto quando tinha 21 anos. Apesar disso, admite que o basquetebol é ainda hoje uma das suas grandes paixões.

500343448

(Denis Doyle/Getty Images)

“Pedro Sánchez pacote”

A seguir ao historial familiar, os atributos físicos do líder do PSOE parecem ser o que mais interessa ao eleitorado espanhol.

https://twitter.com/Srita_Xilofonos/status/549344367115513857?ref_src=twsrc%5Etfw

“Pedro Sánchez twitter”

De todos os principais candidatos à presidência espanhola, Pedro Sánchez foi o primeiro a estrear-se no Twitter, garante o El Mundo. A sua conta, @sanchezcastejon, está ativa desde agosto de 2009. No seu primeiro tweet, publicado no dia 26 desse mês, escreveu: “Olá, está alguém aí? Sou o Pedro Sánchez Castejon. Estou a estrear a minha conta no Twitter e espero aprender, ouvir e contar o que interessa!”