A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai destruir, esta quinta-feira, cerca de 2.500 espingardas e caçadeiras, resultado de apreensões, que no ano passado levaram à destruição de cerca de 25.000 armas.

A ação irá decorrer em Paio Pires, concelho do Seixal, e é da responsabilidade do Departamento de Armas e Explosivos da PSP. No local estará presente o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, além dos comandantes distritais da PSP onde foram recolhidas as armas.

Por norma as armas resultam de apreensões feitas no país, pela PSP e outras autoridades policiais, no âmbito de processos-crime, de contraordenações ou administrativos. Também estão englobadas armas voluntariamente entregues, pelos donos ou por pessoas que as encontram.

As armas perdidas a favor do Estado, quando estão em condições, também podem ser afetadas à atividade da PSP, para exposições, para outras forças de segurança ou para venda. Num leilão em novembro do ano passado a PSP do Porto vendeu 180 armas, que renderam cerca de 47.000 euros.

Em 2014 foram destruídas 26.192 armas (21.906 armas de fogo) em nove operações idênticas à de hoje. Nos últimos anos foram sendo acumuladas em depósito mais de 100.000 armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR