Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum anunciou na noite de quarta-feira a suspensão da sua campanha à presidência dos Estados Unidos da América, tornando-se assim no terceiro candidato republicano a abandonar a corrida desde o caucus de segunda-feira. 

No anúncio, feito pelo próprio durante o programa “On the Record”, da Fox News, Santorum explicou que a decisão foi tomada em família, e mostrou o seu apoio ao também republicano Marco Rubio. “Decidimos que era melhor apoiarmos alguém que partilhasse dos mesmos valores e que estivesse numa melhor posição para vencer esta corrida”, disse à apresentadora Greta Van Susteren, citado pela CNN.

No programa da Fox News, o ex-senador explicou que procurou apoiar um candidato que acreditasse em ajudar os norte-americanos em dificuldades, que se preocupasse com os valores tradicionais e que tivesse a experiência e o conhecimento para lidar com o Estado Islâmico. “É por isso que decidimos apoiar Marco Rubio”, concluiu. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ter sido o grande vencedor do caucus de 2012 do Iowa, este ano os resultados alcançados pelo ultra-conservador não foram os melhores. No caucus de segunda-feira, teve um dos piores resultados entre os concorrentes republicanos, conseguindo apenas 1 por cento dos votos

A desistência de Rick Santorum acontece pouco tempo depois de o também republicano Rand Paul (4,5 por cento das votações) ter anunciado na manhã de quarta-feira o seu afastamento da corrida à Casa Branca. Na segunda-feira, também Mike Huckabee (1,8% das votações) anunciou a suspensão da sua campanha.