A chuva e o vento vão marcar o fim de semana de Carnaval no norte e centro do país, com queda de neve nas terras altas, avançou esta sexta-feira Sandra Correia, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com a meteorologista, o estado do tempo durante a época de Carnaval será de “alguma precipitação e vento”. “No sábado, com uma aproximação de uma superfície frontal, durante a tarde, vamos ter precipitação que poderá ser forte nos distritos de Viana, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro, entre as 15h e as 21h.”

A passagem de uma superfície frontal irá provocar vento no litoral norte e centro e nas terras altas, com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora, e aos 80 quilómetros nos distritos do litoral. Para domingo, Sandra Correia prevê que o dia ficará igualmente marcado por aguaceiros, mas “só a norte e centro”, prolongando-se para segunda e terça-feira.

Quanto às temperaturas, a meteorologista adiantou que no sábado ocorrerá uma descida da temperatura, que não sofrerá grandes alterações no fim de semana. No entanto, na noite de terça para quarta-feira “assistir-se-á a uma nova descida da temperatura”.

A neve também irá marcar presença no Carnaval, com queda de neve acima dos 800 e até aos 1.000 metros, nas serras a norte, junto com a fronteira de Espanha. Na Serra da Estrela, está prevista queda de neve acima dos 1.000 metros, sobretudo durante a tarde de sábado e na madrugada de sábado para domingo. Em relação à agitação marítima, a partir de sábado à tarde, são esperadas ondas de noroeste entre 4 e 5 metros, situação que se prolongará até segunda-feira na costa ocidental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR