O ginásio está muitas vezes associado à boa forma mas, nem sempre, à boa educação. Muitas pessoas olham para o treino como um escape ao quotidiano e como o momento ideal para se focarem num objetivo mas nem sempre isso acontece. Quantas vezes já o interromperam pressionando-o para sair da máquina onde estava a fazer exercício? E quantas vezes já deu de caras com as partes íntimas do vizinho do lado que anda a passear nu pelos balneários? Para que nenhuma destas situações volte a acontecer, reunimos mais de dez regras básicas de etiqueta que todos os frequentadores de ginásios devem ter em conta:

1. Use (sempre) uma toalha

Não é por acaso que a toalha de treino, de preferência branca, é obrigatória em qualquer ginásio. É indispensável para limpar a transpiração, os manípulos dos equipamentos e ainda para se sentar nas máquinas e colocar no colchão. Ninguém gosta de se deitar num colchão cheio de gotas de suor.

2. Deixe o telemóvel em silêncio

Seja nos balneários, em aulas ou na sala de exercício (isto se for daquelas pessoas que anda sempre com o telemóvel atrás para mandar mensagens ou tirar fotografias), coloque-o em silêncio. Mesmo dentro do cacifo, é provável que o toque distraia e incomode as pessoas que estão a tentar descontrair.

3. Não corra mais do que 15 minutos

Aquele papel que está afixado junto às passadeiras e elípticas não serve para decorar o ginásio. “Em hora de ponta, evite exceder os 15 minutos no mesmo aparelho de trabalho cardiovascular.” O pedido é para cumprir, especialmente se já estiver a correr há algum tempo e não houver mais nenhuma máquina disponível.

closeup, foot, moving, sole, Sport, gym, equipment, concept, fitness, workout, lifestyle, exercise, man, sportsman, athlete, wellness, male, active, healthy, legs, running, jogging, treadmill, trainers, zzzaeaaaaieefdedfpdddadddi,

iStock

4. Não pressione os outros

Toda a gente compreende que tem de seguir o seu plano de treino à risca (quem não tem?) mas não deve ficar parado junto aos aparelhos para forçar outra pessoa a sair. Arranje uma máquina alternativa ou troque a ordem do treino. Em último caso, peça gentilmente para o avisarem quando terminarem as repetições e acrescente “mas esteja à vontade” só para parecer bem. Funciona sempre.

5. Seja silencioso

Sabe aquelas pessoas que deixam cair os pesos no chão e fazem um barulho enorme? Ou aquelas que explodem em gritos de esforço sempre que aumentam a carga ou levantam pesos (demasiado) pesados? Pois, não é agradável e facilmente distraem os atletas que estão concentrados num objetivo. Deixe os gemidos para as aulas de bicicleta ou de tonificação muscular para que ninguém confunda o ginásio com um jardim zoológico.

6. Dê espaço aos outros

Tanto nos balneários como na sala de exercício, respeite o espaço das outras pessoas. Se existem três chuveiros disponíveis, não precisa de ir logo para o lado daquele que está ocupado. O mesmo se aplica aos cacifos e às passadeiras. Evite ainda deixar objetos espalhados nos bancos e no chão (especialmente roupa interior suja).

7. Evite andar despido no balneário

Por muito que se sinta à vontade com a nudez, nem toda a gente partilha da mesma opinião. Seja a caminho do banho, na sauna ou até no banho turco, esconda as suas partes íntimas ou pode ser acusado de falta de respeito. Ah, e muito importante: tanto a sauna como o banho turco são espaços para relaxar e não para se depilar, pentear, pôr creme ou ter uma conversa séria com o vizinho do lado.

adult, attractive, beautiful, beauty, bench, body, care, caucasian, comfortable, dry, enjoying, female, friends, harmony, health, healthcare, healthy, heat, hot, leisure, lifestyle, luxury, lying, people, perspiration, relax, rest, sauna, skin, sweat, therapy, towel, treatment, two, vitality, warm, wellbeing, wellness, wet, woman, women, wood, wrapped, young,

iStock

8. Evite tirar selfies no balneário

Não somos contra as fotografias na sala de exercício — muito pelo contrário — desde que estas não incomodem o treino dos outros. Mas no balneário (especialmente à hora de almoço ou final da tarde), o caso muda de figura: a probabilidade de expor a privacidade das outras pessoas é muito grande. Não arrisque se não quiser deixar alguém chateado.

9. Arrume os equipamentos

“Cada atleta que utilize material de pequenas dimensões é responsável pela sua arrumação”, lê-se nas regras de utilização de vários ginásios. Sejam halteres, colchões, steps ou bolas de pilates, volte a colocá-los no sítio onde os encontrou. Já pensou que alguém pode tropeçar num dos pesos que deixou no meio do chão?

10. Use roupa adequada

Se usa ténis de montanha no ginásio porque acha que correr 20 minutos é o mesmo que escalar uma serra, engana-se. E acredite que os veteranos olham para si com uma cara de incredulidade. O ideal será usar sempre equipamentos que sejam adequados às modalidades que pratica. Neste ponto, até o soutien deve ser escolhido a dedo.

action, active, activity, adult, woman, man, sport, training, gym, practicing, young, running, moving, treadmill, Caucasian, indoor, zzzamhabaifhendcebdddbdfda,

iStock

11. Não use duas máquinas ao mesmo tempo

Isto de deixar a toalha a reservar um equipamento enquanto alterna o seu uso com outra, pode ser o suficiente para criar inimigos no ginásio. Por muito conveniente que seja, deixe esse tipo de treino para aquelas horas em que não está ninguém na sala de exercício.

12. Olhe em frente

Por muito que o vizinho do lado tenha um corpo de fazer inveja, evite concentrar o olhar nessa pessoa. Ninguém gosta de se sentir observado — principalmente quando está a suar por todos os lados e, possivelmente, com a cara mais vermelha do que um tomate.

13. Seja prático

Tendo em mente que existem pessoas que têm os minutos contados para ir treinar — sobretudo à hora de almoço –, evite congestionar as portas dos espaços comuns porque está à conversa com uma amiga ou porque não encontra o cartão para entrar no ginásio. Os apressados agradecem.

14. Respeite as regras dos espaços comuns

As normas de segurança e as regras de utilização dos equipamentos devem ser cumpridas. Evite exercícios quando não tiver certeza de como os deve fazer. Se precisa de ajuda, chame um dos instrutores ou funcionários do espaço. Nas aulas, não interrompa o programa para beber água e fique à espera das indicações do professor. No que toca às máquinas, evite que os pesos toquem uns nos outros porque desgasta mais os aparelhos.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.