“Flatland” é um projeto do artista turco Aydın Büyüktaş. Depois de ler a história de um mundo bidimensional onde viviam seres tridimensionais (uma obra de Edwin Abbott chamada Flatland: um romance com muitas dimensões), Aydın decidiu virar a Turquia de pernas para o ar e desafiar as leis da física como num sonho muito surreal e rebuscado.

Istambul foi a cidade escolhida pelo artista turco, que nestas imagens tem alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade retorcidos de um modo que nunca imaginou. É o caso do Grande Bazar, do Estádio Maltepe e da Praça Sultanahmet, todos fotografados com recurso a drones e trabalhados com sistemas 3D. Às vezes aparecem à dobrar, outras vezes no lugar do céu, mas sempre com um sentido de gravidade no mínimo peculiar.

De onde veio esta ideia? Aydın Büyüktaş justifica-se no site do projeto, dizendo que “vivemos em lugares que na maior parte das vezes não chama a nossa atenção, lugares que transformam as nossas memórias, lugares a que os artistas dão novas dimensões; onde a percepção que geralmente atravessa a nossa mente vai ser demolida e novas se vão erguer”.

Veja as imagens de Istambul na fotogaleria. E siga o artista no Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR