Devastador. É assim que a imprensa norte-americana descreve o debate deste sábado para as presidenciais de 2016, onde Marco Rubio, o candidato republicano que conseguiu alcançar um resultado surpreendente no caucus do Iowa, foi o grande derrotado da noite. 

O debate era visto como sendo de especial importância para os candidatos republicanos à Casa Branca, depois dos resultados do Iowa que deram como vencedor o senador do Texas Ted Cruz, com 27,7% dos votos, seguido do multimilionário Donald Trump (24,3%). Rubio, que alcançou o terceiro lugar (23,1%) contra todas as expectativas, tinha no debate de sábado uma oportunidade para se afirmar como uma alternativa credível para o Partido Republicano. Mas isso não aconteceu.

O senador da Flórida acabou por ser esmagado pelos constantes ataques de Chris Christie, governador de New Jersey, que conseguiu fazer aquilo que todos os republicanos tentaram antes dele — diminuir e até ridicularizar a figura de Rubio, como aponta o jornal The New York Times. No debate em New Hampshire, Christie acusou Rubio de ser inexperiente e de se apresentar sempre com discursos feitos. “Ser presidente não é memorizar um discurso de 25 segundos”, afirmou o governador de New Jersey, citado pelo mesmo jornal, depois de Rubio se ter repetido. 

Em New Hampshire, Christie acusou ainda o senador da Flórida de nunca ter estado envolvido em nenhuma decisão política significativa. “Quando podia ter sido responsável, simplesmente não foi”, afirmou, acusando Rubio de faltar a várias votações no senado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa tentativa de desviar as atenções para o seu adversário, Marco Rubio referiu a tempestade de neve que há duas caiu sobre o estado de New Jersey. “Nem sequer queria lá ir. E depois ficou lá 36 horas e voltou para a campanha”, disse a Christie. E a resposta não tardou. “Sabe o que é pena, Marco? É pena que critique alguém por realmente aparecer no trabalho, por pôr os comboios a circular a horas, quando nunca foi responsável por isso na sua vida inteira“, ripostou o governador.

Para a história ficou também a entrada desordenada em palco dos sete candidatos republicanos, que não ouviram o seu nome a ser chamado pelos moderadores. 

https://www.youtube.com/watch?v=rQj0jQReCwE