A final da NFL, entre os Denver Broncos e os Carolina Panthers, estava rodeada de expectativa pelo confronto entre os seus dois quarterbacks: o mítico Peyton Manning, que pode ter disputado o último grande jogo da sua carreira, e superman Cam Newton. Mas este jogo contrariou o ditado, e a defesa foi o melhor ataque. E quem se destacou foi, por isso, um defesa – Von Miller.

Assim, a estrela dos grandes favoritos a vencer a edição deste ano, Cam Newton, foi engolido pela defesa adversária e os Broncos foram-se colocando em vantagem no jogo.

Se desde o início do jogo já se destacava aquele que iria levar o prémio MVP da final – Von Miller – a verdade é que os passes errados também foram uma constante. No fundo, a vitória foi-se construindo a favor da equipa que os cometia em menor número, como diz o New York Times. E quem errou menos foram mesmo os Denver Broncos, que ganharam por 24-10, levando mais um Super Bowl para casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a má prestação de Cam Newton, a equipa dos Panthers demorou a entrar no jogo, e quando entrou já o resultado estava em 10 – 0 para os Broncos. E isto logo nos primeiros nove minutos. Nesta altura nem as estatísticas jogavam a favor de uma reviravolta – apenas três equipas conseguiram recuperar de uma desvantagem semelhantes em toda a história do Super Bowl. No entanto, e num sopro de ambição e vontade, a vantagem foi reduzida para os 10 – 7 ainda na primeira parte, o problema é que os erros e os passes intercetados não ajudaram e os Broncos conseguiram chegar ao intervalo a vencer por 13 – 7.

A segunda parte decorreu sem grandes diferenças. Começando com a primeira posse de bola, os Panthers não concretizavam, e com Brandon McManus, dos Broncos, a aproveitar para garantir mais três pontos na jogada a seguir aumentando a vantagem para 16 – 7.

Os Phanters, no meio de passes falhados, lá iam conseguindo reduzir a muito custo, mas o MVP da noite estava imparável e depois de provocar mais um fumble (perda de bola) a Cam Newton, os Broncos marcavam outra vez. Até que a 3 minutos do final a equipa do veterano Peyton Manning conquistou mais um touchdown e matou o jogo. 24 – 10 e o Super Bowl ficava entregue.

O quarterback de 39 anos nem realizou a exibição mais conseguida da sua carreira. Longe disso. Mas foi o suficiente para levar o segundo título da NFL para casa a título pessoal e contribuir para o terceiro dos Broncos – as últimas vitórias tinham acontecido em 1998 e 1999.